Saúde

Quais são os sintomas de coágulos no cérebro?

Escrito por lysis | Traduzido por ronaldo moretti
Quais são os sintomas de coágulos no cérebro?

O cérebro

Creatas/Creatas/Getty Images

Os coágulos no cérebro respondem por cerca de 87% dos derrames. A coagulação passa despercebida pelos pacientes até que os sinais de aviso final sejam observados por amigos e familiares. Nesse tempo, o cérebro já foi privado de oxigênio e o dano já é permanente. O que muitas pessoas não percebem é que a doença cardíaca é a principal causa dos coágulos cerebrais. Conhecer os sinais e sintomas ajuda a reduzir as chances de dano permanente causado pelo derrame, e uma dieta saudável e atividade física mantêm um coração forte e o sangue bombeando para o cérebro.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral

Um coágulo no cérebro é a obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro, também conhecido como um acidente vascular cerebral isquêmico. Quando ela ocorre, partes do cérebro não recebem oxigênio suficiente para sobreviver. As células do cérebro morrem dentro de minutos por privação de oxigênio, e as partes do corpo que elas controlam podem parar de funcionar corretamente. Como as células do cérebro não se replicam nem se regeneram com frequência, os efeitos de um acidente vascular cerebral isquêmico são permanentes. Se a coagulação for grave e não puder ser revertida, ela também pode ser fatal.

Acidente vascular cerebral isquêmico

O acidente vascular cerebral isquêmico é o tipo mais comum de coágulo cerebral, respondendo por 87% dos derrames. Os coágulos ocorrem nos ramos arteriais do cérebro que trazem nutrientes e oxigênio para as células. Eles são, normalmente, os êmbolos de pacientes com arteriosclerose (acúmulo de cálcio nas artérias do músculo do coração). A maioria dos AVCs isquêmicos acontece à noite ou de manhã cedo. Pacientes podem ter "mini-derrames", que são sinais de aviso de que um derrame maior que se aproxima. Apesar de esses sinais serem semelhantes aos de um derrame normal, eles duram minutos e posteriormente desaparecem.

Sinais de alerta

Sinais de alerta de derrames são representações físicas da obstrução de oxigênio para o cérebro. O primeiro sinal de aviso é dormência nas extremidades ou no rosto. O paciente pode tornar-se confuso ou não entender conversas ou comandos simples. Além disso, ele pode ter uma enxaqueca súbita com tonturas e perda de equilíbrio.

O que fazer

A primeira reação de quem assiste a uma vítima de AVC é chamar o 190. É importante tomar nota do tempo, assim você pode retransmitir as informações para o pessoal médico. Há um tempo limitado para reagir. Se o paciente recebe cuidados médicos dentro de três horas, avanços nos procedimentos de anticoagulação têm fornecido um tratamento médico que rapidamente reduz o coágulo. O Ativador de Plasminogênio Tecidual (tPA, da sigla em inglês) é um tratamento de emergência aprovado pelo Food Drug Administration (FDA) dos EUA para coágulos no cérebro que ajuda a salvar pacientes de danos permanentes causados por um AVC.

Prevenção

Uma vez que um paciente tenha um acidente vascular cerebral, ele sofrerá risco de ter outro. Nutrição e dieta são os primeiros passos para a prevenção do AVC. Como os coágulos no cérebro geralmente são êmbolos de arteriosclerose, uma dieta saudável com baixo teor de gordura e colesterol ajuda a eliminar o risco de um AVC. Em segundo lugar, a atividade física leva a um coração saudável e limita a ocorrência de derrames. Apenas 30 minutos por dia de atividade de baixo impacto reduzem o risco de ter um AVC. Finalmente, é importante manter consultas regulares com o médico para observar cuidadosamente sua saúde. Além disso, certifique-se de seguir as ordens do médico para ter uma vida mais longa sem medo de sofrer um AVC.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media