Quais são os sistemas organizacionais?

Escrito por marie-pier rochon | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os sistemas organizacionais?
Os sistemas organizacionais nos permite entender o funcionamento de uma empresa (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

De acordo com o consultor organizacional Dean Meyer, os "sistemas organizacionais são estáveis, influenciam o desempenho de todos e podem ser conscientemente elaborados." No entanto, antes de planejá-lo, é necessário conhecer os diversos tipos existentes. As classes dos sistemas, também conhecidas como estruturas organizacionais, referem-se à concepção de um grupo ou empresa onde as funções, responsabilidades e relações são determinadas pelo modelo utilizado.

Outras pessoas estão lendo

Tribal, agrícola e familiar

O primeiro tipo de sistema conhecido é a estrutura tribal, agrícola e familiar. Esse modelo foi desenvolvido porque as populações cresceram e a necessidade por alimentos e segurança tornou-se premente. Normalmente essa estrutura é liderada por um chefe, que comanda um grupo de pessoas de classes e funções de liderança diferentes. Por exemplo, em uma família, os pais são os líderes e seu papel principal é apoiar e cuidar de seus filhos. Nas empresas familiares, a estrutura organizacional, muitas vezes, seguirá esse modelo onde um líder estratégico toma as principais decisões, enquanto os outros membros trabalham para dar suporte ao negócio, dependendo de suas respectivas funções.

Organização hierárquica

Nesse sistema, também conhecido como gestão burocrática, o comando da organização é exercido por um diretor executivo. Ele administra vários grupos funcionais dentro da empresa como o departamento de marketing, de vendas, de pesquisa, de atendimento ao cliente e de fabricação, e cada um tem sua própria área de especialização técnica e um gerente que chefia cada um desses grupos e que se reporta ao diretor executivo. As organizações hierárquicas são simples e fáceis, porque sua estrutura, autoridade e a responsabilidade da cada profissional que dela participa são bem definidas. No entanto, esses sistemas permitem pouca comunicação entre os grupos, o que pode resultar na duplicação do trabalho ou no desalinhamento dos objetivos do negócio.

Estrutura organizacional plana

Uma empresa com um modelo organizacional plano possui algum ou nenhum nível de gestão entre os funcionários e seus superiores. Também conhecido como sistemas horizontais, esse tipo de organização funciona com base no pressuposto de que trabalhadores bem treinados e qualificados são mais produtivos quando estão diretamente envolvidos no processo de tomada de decisão, do que quando são supervisionados por muitos gestores. Outro benefício oferecido é que as pessoas ou o grupo recebem mais rapidamente os comentários e feedbacks relativos ao seu desempenho. O único inconveniente desse modelo é que ele requer que a equipe e o líder desenvolvam uma relação pessoal, o que pode ser um processo demorado.

Sistema organizacional matricial

O modelo matricial combina as estruturas plana e hierárquica. Nesse sistema, o gerente geral representa o topo da hierarquia, enquanto que o restante da organização representa a maior parte da estrutura plana. Esse sistema permite uma melhor integração das diversas áreas de conhecimento. As decisões são tomadas de forma sensata, pois os membros da equipe empregam a vasta gama de competências e especialização que possuem nas funções que exercem. No entanto, também significa que muitas decisões serão tomadas pelo grupo, e esse procedimento tem de ser gerenciado com muito cuidado para não resultar em conflitos e longas reuniões. Existe também a possibilidade de haverem discussões pelo poder, travadas entre o gerente direto e seus colaboradores.

Modelo organizacional rede de pesca

Esse modelo, desenvolvido na década de 1990, é uma estrutura informal que atende a demandas imediatas e fornece flexibilidade a longo prazo. O sistema permite que um comitê executivo mantenha o controle e tome as decisões importantes, enquanto que unidade de trabalho descentralizadas são formadas em torno das tarefas e projetos. Esse modelo só pode funcionar se forem utilizadas múltiplas tecnologias de informação, como as telecomunicações, e se os princípios de gestão forem compreendidos, para permitir que a constante mudança das equipes seja realizada da forma mais eficaz possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível