Quais são as soluções para a poluição da água?

Escrito por marcos a. guedes Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as soluções para a poluição da água?
Saiba como você pode ajudar na preservação da água (endopack/iStock/Getty Images)

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, cerca de 80% da poluição dos mares e oceanos resultam de atividades terrestres. Um produto utilizado hoje como fertilizante pode tornar-se amanhã um distúrbio para o ecossistema aquático. O óleo de motor que permite o bom funcionamento de um veículo pode se tornar veneno para os peixes ao ser descartado incorretamente. Embora a criação de políticas ambientais para eliminar a poluição das águas seja uma responsabilidade do governo, a população em geral pode dar sua contribuição.

Outras pessoas estão lendo

Descarte de forma adequada

Os resíduos e o lixo que jogamos fora podem causar efeitos negativos ao solo, às fontes de água e à vida selvagem se não forem descartados corretamente. Evite despejar resíduos na forma líquida em pias e vasos sanitários. Produtos anticoagulantes, tintas e vernizes, artigos de jardinagem, pesticidas e combustíveis à base de petróleo devem ser descartados em áreas especiais para resíduos perigosos. Contate a Secretaria do Meio Ambiente ou o órgão credenciado pela prefeitura de sua cidade para se informar sobre os locais de descarte mais próximos à sua residência.

Proteja as fontes

As fontes de água incluem lençóis freáticos, aquíferos, lagos e reservatórios. Para contribuir com sua preservação, é necessário primeiro conhecer sua localização na cidade. Alguns municípios oferecem programas de serviço voluntário, nos quais os cidadãos monitoram a poluição das águas, atuam junto aos órgãos executivos e promovem a educação ambiental. Verifique o site oficial de sua prefeitura para saber se sua cidade participa de iniciativas como essas e inscreva-se.

Reduza o lixo

Diminua a quantidade de lixo produzido. Ele carrega grande parte das substâncias nocivas para os rios e para o mar. Artigos de jardinagem, produtos químicos, resíduos automotivos, fezes de animais e qualquer outro tipo de material descartado podem acabar poluindo as águas. Descarte lixo orgânico em áreas de plantação, próximo a árvores ou em jardins. Separe uma parte não pavimentada do seu quintal para o cultivo de grama. Isso contribuirá com a absorção dos resíduos.

Evite desperdício

Reduzir a quantidade de água consumida pode contribuir para a manutenção do sistema de tratamento local. Instale torneiras de fluxo reduzido ou com temporizador, conserte vazamentos em pias e vasos sanitários e, na medida do possível, utilize máquinas de lavar que poupem água. Além disso, procure alternativas para higienização do quintal de casa e de limpeza externa de veículos. Outra maneira de economizar é armazenar a água da chuva para irrigação e uso geral, exceto banho e consumo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível