Mais
×

Quais sons podem ser escutados se o telefone estiver grampeado?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A ideia de que alguém esteja grampeando suas conversas telefônicas ou ouvindo suas ligações é perturbadora e irritante. É uma invasão de privacidade e pode ser bastante constrangedor e desconfortável, dependendo da natureza da ligação. Para verificar se seu telefone está grampeado e se alguém está escutando a sua conversa é necessário identificar barulhos estranhos na linha.

Você pode ouvir sons estranhos no seu telefone caso ele esteja grampeado (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Sons de estática

Barulhos de estática são os sons mais comuns caso seu telefone esteja grampeado. Enquanto que alguns sons de estática possam ser ouvidos em situações normais, onde por exemplo a recepção seja ruim, se você não está em um local propício a esse tipo de interferência, é possível que a linha esteja grampeada. Por si só a estática não é um sinal de que a linha está sendo ouvida, pois outros fatores podem causar os mesmos ruídos.

Arranhões

O som de arranhões é quase sempre associado ao grampeamento da linha. De acordo com o site VoIP News, os sons de arranhões podem ser causados por uma descarga capacitiva proveniente do aparelho de escuta. Esse som é o sinal de que algo está interferindo na sua linha telefônica.

Sons de cliques

Sons de cliques são outros barulhos que você pode ouvir no fundo de uma conversa telefônica que podem indicar o grampeamento da linha. Os cliques, que soam como pequenos estouros, podem ocorrer durante a conversa aleatoriamente ou ser constantes. Isso também é causado por uma descarga emitida pelo aparelho de escuta. Esse som, assim como a estática, não é suficiente para determinar se alguém está ou não ouvindo a sua conversa, pois pode ser proveniente de outras fontes.

Ecos

O eco é a repetição das vozes durante uma conversa no telefone. Ele por si só não é suficiente para determinar se a linha está grampeada pois pode ser causado por várias outras coisas. Por exemplo, se o outro telefone está próximo a um alto falante, você pode ouvir ecos. Também, condições climáticas estranhas também podem causar essas repetições sonoras. Quando combinados com outros sons, isso pode indicar que alguém instalou uma escuta na linha.

Barulhos enquanto não se está falando

Sempre que você ouvir telefones na linha mesmo que não a estiver utilizando, como um tom de linha quando o fone estiver no gancho, tome cuidado. Pois nesse caso é possível que a linha esteja sim grampeada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article