Mais
×

Quais substâncias estão presentes no chiclete?

Atualizado em 17 abril, 2017

A International Chewing Gum Association (ICGA) regula as substâncias que constituem o processo de fabricação do chiclete. Alguns dos mesmos ingredientes sintéticos que vão no refrigerante diet são usados para fazer chicletes. As regulamentações mantêm os ingredientes consistentes de empresa para empresa para que o chiclete seja consumido seguramente.

Alguns dos mesmos ingredientes sintéticos que vão no refrigerante diet são usados para fazer chicletes (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Base de borracha

A parte mastigável do chiclete vem de uma base de borracha, que é feita de polímeros alimentícios, ceras e emolientes. Neste estágio, o chiclete não está pronto para o consumo. Estes materiais base são frequentemente sintéticos, o que fornece a textura do produto final, e não tem qualquer valor nutritivo.

Adoçantes

Algumas marcas adicionam adoçantes ao chiclete. Para os sem açúcar, a fabricante americana Wrigley adiciona seis adoçantes diferentes: acesulfame K, aspartame, maltitol, sucralose, sorbitol e xilitol. Estes adoçantes são artificiais e dão sabor sem o acréscimo de calorias. Os chicletes doces usam pós puros da cana de açúcar, açúcar de beterraba e xarope de milho.

Emolientes e agentes de volume

Estes dois elementos tem uma função na duração da goma de mascar. Os chicletes também incluem glicerina e óleos vegetais. Eles mantêm a goma macia e maleável, segurando a umidade da saliva. O manitol e o sorbitol são adicionados para dar volume à goma de mascar para que ela não afine depois de algumas mascadas.

Sabor e cor

As fábricas de chicletes usam aditivos artificiais para criar seus sabores e modelos. A maioria deles é mantida em segredo. Os sabores populares incluem hortelã-pimenta e hortelã, nos quais a menta é extraída da hortelã natural. Outras essências de frutas e temperos criam sabores distintos como morango, melancia e explosão de frutas. Corantes também são adicionados para tornar a goma de mascar visualmente apelativa, como vermelho para cereja e azul para as variedades de sabores mais "geladas" do hortelã.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article