Quais as substâncias químicas envolvidas no medicamento contra acne?

Escrito por r. sinclair | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as substâncias químicas envolvidas no medicamento contra acne?
Existem vários tratamentos para combater a acne (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Quando você comprar um medicamento de venda livre para tratar acne, a lista de ingredientes descrita na embalagem é bem extensa. A maioria dessa substâncias químicas são uma base para o princípio ativo. Essa base serve para diluir o princípio ativo, preservar o produto e o deixá-lo com cheiro agradável. Quando estiver escolhendo um tratamento para acne, ignore esses ingredientes (a menos que seja alérgico) e foque no princípio ativo. Ele é o responsável por tratar e prevenir a acne.

Outras pessoas estão lendo

Acne

A acne é causada por uma super atividade das glândulas sebáceas. Essas glândulas estão presentes em todo o corpo. Elas produzem uma substância oleosa chamada de sebo. Excesso de sebo bloqueia os poros da pele causando cravos, que são a combinação de células de pele morta e sebo. Eles criam um ambiente perfeito para bactérias crescerem e se multiplicarem. A principal bactéria causadora da acne é chamada de P. acnes. Para prevenção da acne, o tratamento deve matar a bactéria P. acne ou evitar sua proliferação pela prevenção da formação de cravos.

Ácido salicílico

Ácido salicílico é o princípio ativo mais comum usado nos tratamentos de venda livre. Ele promove a descamação das células de pele morta, ressecando a parte superior da camada da pele, levando as células mortas a saírem evitando o entupimento dos poros. Isso previne o aparecimento de cravos. É muito efetivo no tratamento e prevenção da acne moderada. Você pode encontrá-lo em diferentes concentrações em sabonetes faciais, loções e adstringentes. Se possuir pele sensível, deve usar um hidratante livre de óleo para interagir com o ressecamento provocado pelo ácido salicílico.

Peróxido de benzoíla

Peróxido de benzoíla é outra substância química usada no tratamento da acne. Ele é normalmente encontrado em cremes e loções, preferencialmente, mais do que em sabonetes faciais. O peróxido de benzoíla age de forma diferente do ácido salicílico. Ao invés de prevenir os cravos, ele mata a bactéria P. acnes. Não é forte como os antibióticos tópicos prescritos, mas ainda assim é efetivo. Você pode comprá-lo sem prescrição em concentrações de até 10%. Se possui pele sensível, deve dar preferência a produtos que contenham de 2,5 a 5% de peróxido de benzoíla. Concentrações maiores podem causar vermelhidão e irritação.

Óleo de árvore do chá

Óleo de árvore do chá é um ingrediente natural usado no tratamento de acne. Ele tem origem das folhas de Melaleuca alternifolia, um arbusto nativo da Austrália. O óleo de árvore do chá é um antisséptico natural, que mata a P. acnes e previne sua proliferação e infecção. Como é um óleo, não ressecará a sua pele. Você pode comprar tratamentos que contenham óleo de árvore do chá sem prescrição médica. Também poderá comprá-lo puro na forma de óleo essencial.

Hamamélis

Hamamélis é outro ingrediente natural. Pode ser encontrado em adstringentes e outros produtos. Ele tem origem nas folhas do arbusto Hamamélis (Hamamelis virginiana). Como o óleo da árvore de chá, Hamamélis pode ser adquirido na forma pura. Entretanto, as pessoas preferem comprar produtos que contenham Hamamélis do que ele puro, pois o cheiro não é agradável. Esse ingrediente tem propriedades antisséptica e anti-inflamatória que previnem a proliferação da acne.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível