Mais
×

Quais tipos de animais vivem na calota polar?

Atualizado em 23 março, 2017

Uma das notícias mais comum nos dias de hoje é o derretimento lento, mas constante, das calotas polares, devido ao aquecimento global. Localizada nos Polos Norte e Sul, gelo cobre essas duas regiões. A luz do sol atinge esses lugares, mas não com força o suficiente para derreter o gelo. Apesar das condições adversas dessas regiões, alguns animais conseguiram sobreviver no ambiente e o chamam de lar.

Embora pouco habitada, as adaptações permitiram que alguns animais sobrevivessem mesmo nas regiões mais frias da Terra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Focas

A foca-de-weddell e a foca-selo-caranguejeira são algumas das espécies encontradas na calota polar. A foca-de-weddell pode pesar até 590 quilos. Sua espessa camada de gordura e sua densa pelagem a mantém quente. Ela se alimenta de peixes, lulas, polvos, krill e caranguejo. Já a foca-selo-caranguejeira, apesar do nome, não se alimenta de caranguejos, mas sim de krill, animais semelhantes ao camarão que são abundantes nas regiões da calota polar. A foca-selo-caranguejeira pesa mais de 180 quilos, sendo que a gordura é a principal responsável pelo seu peso.

Aves do Ártico

Algumas aves do Ártico voam para regiões polares para fazer seus ninhos quando a neve derrete, durante os meses mais quentes. Elas se alimentam de insetos e plantas que são capazes de sobreviver aos climas mais severos. Apenas algumas aves vivem nessas regiões durante o ano todo, incluindo algumas espécies de corvos. Essa espécie de corvo usa suas penas pretas para absorver o calor do sol. Sua alimentação consiste em pequenos mamíferos e insetos e às vezes ele pode roubar comida de outros animais para sobreviver. A coruja da neve utiliza suas penas, que a cobrem da cabeça aos pés, para se proteger dos invernos frios. Elas se alimentam principalmente de lemingues e de outros pequenos animais.

Baleias

As baleias, como a baleia-da-groenlândia e a beluga, também são capazes de viver nas águas geladas das regiões polares. A baleia-da-groenlândia possuiu uma grossa camada de gordura por todo o corpo, que armazena o calor. Ela costuma se alimentar de krill e de animais de pequeno porte. Beluga em russo significa "o branco." Esse habitante de águas geladas se alimenta de criaturas do mar, como a lula, o polvo e outros peixes.

Ursos polares

Os ursos polares sobrevivem devido aos seus grossos e oleosos casacos de peles e sua espessa camada de gordura corporal, que os mantém protegidos do frio. Eles são os maiores ursos do mundo e pode matar facilmente uma presa com suas garras afiadas. Eles viajam por todo o Ártico em busca de alimentos, que consistem principalmente em animais marinhos, sendo foca a iguaria mais nobre.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article