Mais
×

Quais tipos de arbustos produzem frutas?

Atualizado em 19 julho, 2017

Embora a maioria das frutas seja produzida em árvores, há uma variedade de arbustos, todos perenes, que produzem frutas comestíveis. A maioria dessas delas cai na categoria de "bagas".

As amoras são produzidas em arbustos (Tom Curtis/freedigitalphotos.net)

Tipos e variedades

As cinco variedades mais populares que crescem em arbustos são as amoras, mirtilos, framboesas, uvas-passa e bagas de murta. As groselhas, quiuís e uvas são outros exemplos.

Benefícios

É possível controlar o tamanho do arbusto através de poda e uso de treliças que facilitam a colheita e o controle de animais selvagens como pássaros, esquilos e morcegos. Os arbustos que produzem frutas também são ótimos para projetos tradicionais de paisagismo.

Desafios

Muitos arbustos que produzem frutas também produzem espinhos, principalmente os caracterizados pelo crescimento em vinhas, como a amora e a framboesa.

Fato interessante

Embora frequentemente considerado um legume, um tomate é, tecnicamente, uma fruta. Por isso, visto que algumas variedades de tomate crescem como arbustos, você pode dizer eles são frutas de arbusto.

Você sabia?

Em diversos estudos conduzidos globalmente, incluindo do Human Nutrition Research Center (Centro de Pesquisa de Nutrição Humana) no estudo de envelhecimento, "Dietary Antioxidants, Aging and Oxidative Stress Status" (Antioxidantes dietéticos, envelhecimento e estado de estresse oxidante), as frutas cultivadas em arbustos são excelentes fontes de vitaminas. As mais escuras possuem a maior concentração de antioxidantes. Os quiuís contêm alto teor de vitamina C.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article