Quais os tipos de artes e artesanatos os astecas produziam?

Escrito por heather potter Google | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os tipos de artes e artesanatos os astecas produziam?
A arte asteca tinha frequentemente um significado religioso (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os astecas governaram o Vale do México a partir de sua principal cidade, Tenochtitlan, durante os séculos XV e XVI. Quando os conquistadores espanhóis chegaram no século XVI, encontraram uma cidade bem planejada, com ruas ordenadas e grandes edifícios semelhantes a pirâmides e uma cultura avançada com o seu próprio sistema de escrita, matemático e uma religião elaborada. A maioria das artes e artesanatos criados pelos astecas tinham um significado religioso.

Outras pessoas estão lendo

Religião asteca

Os astecas adoravam um intrincado sistema de deuses e os três mais importantes eram Huitzilopochtli, deus da guerra, Tezcatlipoca, o deus principal, e Quetzalcoatl, o deus da civilização. A maioria dos astecas acreditava que os deuses deviam ser satisfeitos e que não intercederiam pela humanidade se ela não fizesse sacrifícios. O sacrifício humano era praticado em larga escala e eles também prestavam homenagem aos deuses por meio de peças de teatro, ofertas de alimentos e eventos esportivos. Os astecas acreditavam que todos os dias do ano tinham um deus bom e outro mau para fiscalizá-lo. Através de uma série de cálculos complexos, utilizando os calendários, os seres humanos poderiam prever o que iria ocorrer e como apaziguar os deuses para melhorar o resultado.

Cerâmica e escultura

Os astecas usavam cerâmica tanto para fins práticos quanto para os religiosos. A cerâmica era muitas vezes adornada com imagens dos deuses e imagens em destaque pintadas à mão. Templos astecas abrigavam elaboradas esculturas, feitas em baixo relevo, que mostravam os deuses ou as imagens dos selecionados para o sacrifício humano. Os artesãos astecas também criaram pequenas esculturas de pessoas e animais feitos de cristais, especialmente quartzo, e jade e obsidiana também eram usadas. O calendário asteca era uma parte importante das crenças religiosas da civilização e eles mantinham tanto um calendário solar quanto um de rituais. Os calendários foram esculpidos em pedra, e as bandas circulares foram usadas para esculpir e pintar os dias do ano.

Pintura e escrita

Os astecas criaram pictogramas, que eram pequenas pinturas que registravam acontecimentos da vida e da história da tribo. A tribo mantinha escribas que utilizavam materiais naturais, tais como óleos vegetais, para fazer os desenhos. Pictogramas também eram utilizados no sistema matemático asteca, com pinturas de diferentes objetos que representavam números específicos.

Rituais artísticos

Os astecas usavam máscaras que retratavam cidadãos importantes na comunidade e deuses, bem como mantilhas, em seus rituais. O artesão asteca decorava os cocares com penas de aves, que também eram usadas para enfeitar as roupas da nobreza. Guerreiros astecas tatuavam desenhos que representavam as conquistas de um guerreiro particular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível