Mais
×

Quais os tipos de aves podem viver com periquitos?

Atualizado em 23 março, 2017

Os periquitos são aves altamente sociais e necessitam de um ou dois companheiros para que não fiquem sozinhos ou entediados quando o proprietário não está disponível. Em geral, essas aves se dão bem com muitos outros pássaros, no entanto é importante evitar colocá-las junto a pássaros territoriais, pois o outro pássaro poderia atacar o periquito, especialmente no caso de rolinhas e pombinhos. Antes de comprar um outro pássaro para fazer companhia a seu periquito, é importante saber quais aves se dão melhor com a espécie.

Periquitos podem viver pacificamente com uma grande variedade de outros pássaros (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Outros periquitos

Em geral, o melhor pássaro para viver com um periquito é outro de sua mesma espécie. Uma vez que os periquitos são altamente sociais por natureza, eles formarão um grupo sem grandes dificuldades, quando colocados juntos. Apenas certifique-se de que os periquitos tenham espaço suficiente para esticar suas asas sem esbarrar uns nos outros ou tocar em algum espaço inapropriado.

As calopsitas

As calopsitas e os periquitos tradicionalmente se dão muito bem, embora precisem de tempo para se acostumar um com o outro. Uma vez que as calopsitas são, geralmente, aves dóceis e sociáveis​​, os pássaros podem se dar bem. Os periquitos são um pouco mais agressivos do que as calopsitas, no entanto o tamanho avantajado delas normalmente evita grandes problemas.

Os tentilhões

Os tentilhões são outros pequenos pássaros que podem se dar bem com um periquito. Eles são menores do que os periquitos e, geralmente, mais ativos, dependendo das espécies de tentilhão que escolher, por isso eles precisam de mais espaço quando colocados em uma gaiola. Pelo tamanho diminuto do tentilhão e pelo comportamento mais agressivo dos periquitos, é melhor colocá-los em gaiolas separadas durante a noite ou quando você não estiver por perto para supervisionar as aves, até que ambos os pássaros se acostumem um com o outro. As duas espécies requerem diferentes alimentos, por isso tome cuidado para separar as aves durante a alimentação ou crie espaços separados para que as espécies se alimentem.

Canários

Os canários são pássaros cantores delicados e muito mais delicados do que os periquitos resistentes, mas sua natureza gentil os torna um companheiro adequado para os periquitos. Eles são ligeiramente menores do que o periquito comum, mas são também aves sociais. Tenha em mente que também nesse caso, a alimentação das espécies é diferente, sendo assim, ter uma gaiola separada para o canário durante o tempo de alimentação é o ideal. Em geral, devido à natureza delicada e relativa fragilidade do canário, mantê-lo separado durante os períodos em que você não estará por perto é a melhor opção.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article