Mais
×

Quais tipos de cola grudam metal em plástico?

Atualizado em 13 abril, 2018

Antes de tentar colar metal com plástico, é importante saber quais tipos de colas podem ser utilizadas. Existem muitos tipos diferentes de adesivos. Cola para madeira e cola escolar são utilizadas em materiais porosos, e portanto não seriam adequadas para metal ou plástico. Alguma colas para plásticos não funcionam bem com metais, e vice-versa. Cola epóxi em tubo e massa epóxi de dois componentes são normalmente capazes de grudar metal e plástico. Estes tipos de cola demoram para secar e funcionam melhor se os itens estiverem bem pressionados durante a secagem.

Algumas epóxi em tubo conseguem grudar metal e plástico (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Colas de epóxi em tubos

Tintas epóxi em tubo, feita para grudar metal e plástico, são normalmente muito odoríferas. Isso requer ventilação adequada ou uso externo. Essas colas são embaladas em tubos plásticos parecidos com pastas de dente, e normalmente são transparentes como silicone. Existem muitas marcas disponíveis. Procure por marcas que são utilizadas por joalheiros, artesões de joias, mecânicos automotivos ou artesões que produzem modelos em miniatura. Este tipo de cola tem um tempo de secagem longo. O plástico e o metal devem ser pressionados firmemente um contra o outro para que a cola grude-os. Limpe a cola que sair nas extremidades do material, depois de pressioná-los.

Epóxi de dois componentes

Ao ser removida da embalagem, a massa de epóxi parece um pouco com argila. Muitas marcas utilizam duas massas de epóxi diferentes que se transformam em adesivo, ao serem amassadas. Outras marcas utilizam duas massas de cores diferentes, embaladas em volta de uma vara. Para ativar essa massa, é necessário amassar os dois componentes. Este tipo de epóxi é muito forte e pode ser usado para tapar buracos, além de ser usado como cola. Já que essa cola é vendida como massa, é difícil utilizá-la em lugares pequenos. Essa massa também pode ser utilizada para unir metal e plástico. Para isso, enrole as duas peças com a massa. Isso não é possível com a cola líquida.

Preparação da superfície e secagem

A cola necessita de uma superfície limpa e lisa para aderir bem. Ao colar peças lisas de metal e plástico, limpe e seque as duas peças para remover óleo e resíduos. Utilize uma lixa ou lã de aço para lixar as superfícies antes de colar. Ao aplicar a cola utilizando as instruções do fabricante, pressione as duas peças firmemente e mantenha-as assim por um tempo. Elas falham quando as peças não são pressionadas firmemente ou quando as superfícies não estão limpas. Essas precauções diminuem a chance de que as peças precisem ser coladas novamente.

Não adivinhe, pergunte

Se você tiver uma cola que é supostamente forte, utilize as instruções da embalagem e teste em uma parte discreta dos objetos a serem colados. Não faça isso se a embalagem informa que este produto não pode ser utilizado em metais ou plásticos. Algumas colas podem derreter o plástico, portanto tome muito cuidado ao utilizar qualquer cola. Se tudo falhar, procure por uma cola de metal e plástico em lojas de produtos automotivos. É provável que essa loja tenha um produto que funcione. Outra opção é uma loja de artesanato ou joalheria.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article