Passatempos

Quais tipos de corridas existem no atletismo?

Escrito por rona aquino | Traduzido por ricardo torres iupi
Quais tipos de corridas existem no atletismo?

Os eventos de atletismo são umas das competições esportivas mais antigas e se iniciaram nos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O atletismo é um esporte competitivo que consiste em diferentes eventos, como corridas, arremessos e saltos. Existem diferentes tipos de corridas de curta distância em que os corredores podem competir. Treine e compita nas modalidades que você preferir, comprometendo-se a seguir um programa de treinamento que desenvolva resistência e velocidade.

Outras pessoas estão lendo

Atletismo

Os tiros são as corridas curtas do atletismo. Existem três principais modalidades -- 100 m, 200 m e 400 m -- que são realizadas nos Jogos Olímpicos e nos campeonatos mundiais "outdoor" (ao ar livre). Nessas corridas, existem três tipos de largadas: de tiro, intermediária e alongada. A largada de tiro é um estilo em que os dedos do pé de trás ficam posicionados ao nível do calcanhar do pé da frente, sendo que ambos se colocam bem atrás da linha de partida da pista. Na intermediária, o joelho da perna de trás do corredor se posiciona ao lado da metade da frente do pé dianteiro. Por último, na alongada, o joelho da perna traseira fica ao nível ou um pouco atrás do calcanhar do pé da frente.

Tiros e as técnicas

Os tiros têm diferentes fases e técnicas, incluindo a largada, a aceleração e a etapa do máximo. Durante a largada, os corredores se concentram em uma distribuição uniforme do peso corporal, ao mesmo tempo em que assumem a posição com as mãos e os joelhos. Outro foco é a técnica de propulsão explosiva, em que os atletas estendem a perna da frente e mantêm o contato com o chão enquanto a perna de trás se movimenta para a frente. Durante a fase de aceleração, a técnica da postura inclui diminuir a inclinação dianteira para a posição normal de corrida com cerca de 20 metros. É importante manter o pescoço relaxado e os olhos voltados para a frente.

Distâncias das corridas

Os diferentes tipos de corridas incluem 100, 200, 400 e 800 metros. Além dessas, existem algumas opções mais longas, que incluem etapas de 1.500, 5.000 e 10.000 metros. A corrida mais curta nos campeonatos ao ar livre é a de 100 m, de acordo com a Associação Internacional de Federações de Atletismo. A corrida de 400 metros rasos está relacionada à de "quarto de milha", que possui 440 jardas ou 402,34 metros. Muitos corredores descrevem a de 400 metros como uma prova de resistência.

Treinamento

Existem diferentes métodos de treinamento para melhorar o desempenho nas corridas, incluindo os tiros cronometrados, tiros de resistência e os assistidos. Os de resistência incluem correr uma subida com um trenó preso ao corpo. Os corredores que gostam de treinar com tiros assistidos incorporam terrenos em descidas em suas rotinas, assim como correr a favor do vento. Ao adicionar uma resistência ao seu treino, sua velocidade e desempenho global se tornarão mais fortes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media