×
Loading ...

Quais são os tipos de gráficos organizacionais?

Atualizado em 17 abril, 2017

As empresas apresentam muitos tamanhos e formas diferentes. Os gráficos organizacionais são utilizados para sintetizar visualmente a estrutura de uma companhia. Através da utilização dessas ferramentas para estudar a visão geral de uma estrutura corporativa, os proprietários podem analisar quão eficazes são as operações desempenhadas. Ao identificar os gargalos e as redundâncias, as organizações garantem a suavização das operações e aumentam a eficiência. Os gráficos organizacionais exibem as empresas de diferentes aspectos, dependendo da natureza corporativa e das necessidades dos criadores do gráfico. Durante a elaboração, é essencial pensar no futuro acerca da forma como os gráficos serão utilizados, como serão apresentados e para quem serão apresentados.

Os gráficos organizacionais fornecem uma visualização instantânea da estrutura de uma empresa (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Hieráquicos

Os gráficos hierárquicos mostram as relações entre os níveis superiores e inferiores. Esses tipos podem exibir a estrutura organizacional, o pessoal do nível superior essencial e as áreas ou funcionários responsáveis​​. Os gráficos hierárquicos mostram a autoridade e podem ser eficazes na sumarização da cadeia de comando e na responsabilidade dentro de uma organização.

Loading...

Matrizes

Os gráficos matrizes exibem uma organização como um grupo de equipes com funções. Cada caixa no gráfico refere-se ao nome de uma equipe e sua função, ou pode exibir o nome do líder da equipe. Nesse último caso, a caixa de cada equipe divide-se em subequipes individuais dos membros e suas subfunções.

Planos

Os gráficos planos são utilizados ​​para as empresas que sejam possuídas, administradas e operadas com poucos funcionários. Por exemplo, as pequenas lojas familiares são organizações planas porque existem poucos níveis entre aqueles que trabalham na linha de frente e os responsáveis pela gestão. Os empregados das organizações planas são frequentemente envolvidos na tomada de decisões essenciais para a empresa. As estruturas organizacionais planas podem ser apresentadas como um triângulo que mostra o proprietário no topo seguido por departamentos de nível médio e de nível inferior.

Geográficos

Para grandes empresas com divisões dispersas por todo o mundo, um gráfico organizacional geográfico que mostre as localizações das divisões é benéfico. Normalmente, cada caixa é utilizada para exibir o nome da divisão, a localização e o chefe. A sede principal da empresa é exibida no nível superior com as outras localizações geográficas dispostas no nível inferior.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...