Quais tipos de granito emitem mais radônio?

Escrito por beckw | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de granito emitem mais radônio?
O granito tem muitas qualidades boas (granite image by Andrzej Solnica from Fotolia.com)

A procura de pedras naturais como granito, mármore e calcário para a decoração de casas tem crescido substancialmente nos últimos anos. Os consumidores têm feito do granito a pedra mais popular para bancadas de cozinha. No entanto, vários estudos nos últimos anos destacaram um fato alarmante. Algumas lajes de granito usadas em casas emitem níveis de radônio e radiação maiores que a média, causando alguma preocupação quanto aos consequentes efeitos na saúde . A exposição ao radônio é a segunda principal causa de câncer de pulmão, ao lado do cigarro. Nos estudos feitos até agora, a maioria dos granitos no mercado contêm quantidades insignificantes de radônio. Contudo, dois granitos exóticos foram designados a possuírem altos níveis de emissão de radônio.

Outras pessoas estão lendo

Granito brasileiro

O granito brasileiro é conhecido por suas ricas variações de cor escura e as suas belas variações douradas e azuis. Alguns suspeitam que as minas de granito brasileiro podem conter altas concentrações de minério de urânio. Essas concentrações aumentam a probabilidade de se obter amostras de granito que emitem níveis mais elevados que os normais de radônio e material radioativo. Os primeiros relatórios preliminares sugerem que o granito brasileiro, principalmente a variação estriada, tem níveis anormalmente elevados de emissão de radônio. As versões estriadas populares incluem o Giallo Vicenza, o Café Azul, o Bordeaux, o Cinza Prata e muitos outros.

Granito namibiano

O granito namibiano é mais conhecido por sua variação Sol Tropical. Outros nomes para esse granito de tom amarelo incluem Spitzkop, Giallo África, Spitzkoppe, amarelo Namíbia. Os granitos que mostraram maiores níveis de emissão de radiação foram os estriados. O Namíbia azul também possui muitas veias e estrias. Existem granitos Namíbia azul disponíveis em quantidades limitadas. Outro tipo de granito da Namíbia, o Bianco Rhino, também pode emitir níveis superiores de radônio. Estudos preliminares também sugerem que esses granitos exóticos podem possuir minérios de urânio em quantidades mais elevadas, resultando no aumento das emissões de radiação.

Outras variações de granito

Os geólogos ainda sabem muito pouco sobre quais os tipos de granitos específicos que emitem níveis mais elevados de radônio. Com mais de 2.700 variedades de granitos, acaba sendo difícil identificar aqueles com emissões elevadas de radônio. No entanto, um medidor ou um kit detector de radônio pode identificar facilmente se a pedra é de um tipo especial de granito que emite níveis elevados de radônio. O aluguel de um medidor de radônio pode custar centenas de dólares. Esses kits também podem diferenciar entre os níveis de radônio normais e anormais em granito. Algumas pedras possuem níveis superiores a média de núcleos de Urânio que radioativamente decai para Rádio, elemento fonte do gá radônio. A inalação de radônio expõe os tecidos biológicos diretamente aos elementos radioativos e pode aumentar as chances de se desenvolver câncer de pulmão. Até agora, os cientistas sabem muito pouco sobre quais bancadas de cozinha emitem maior quantidade de radônio e muitos fabricantes de granito ou distribuidores negam quaisquer alegações negativas. Além de evitar as variedades exóticas brasileiras, tenha todas as placas de granito testadas antes da instalação em casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível