×
Loading ...

Quais tipos de lagartos não mordem?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os lagartos tendem a morder em um ato de auto defesa. Entretanto, quando bem cuidado, ele não deve fazer isso, especialmente se foi socializado. Os lagartos selvagens podem lançar mão desse recurso de forma a proteger a si ou ao seu território, como o lagarto mexicano barbudo, que é venenoso. Algumas raças de lagartos tendem a ser mais gentis ou não podem te machucar, mesmo se morderem.

Os lagartos pequenos, de estimação, não mordem (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Lagartos pequenos de estimação

A maioria dos lagartos pequenos não morde. A lagartixa leopardo é bem dócil e gosta de ser manuseada. Enquanto não morde humanos, elas lambem, decidindo se você é comida ou não. As lagartixas cristadas são um ótimo animal de estimação. Com cerca de 12 cm, elas não mordem e são fáceis de cuidar. Os camaleões, especialmente aqueles criados por humanos desde o nascimento, não mordem com frequência. A maioria só faz isso ao sentir-se ameaçada. Contudo, os camaleões mordem com mais frequência do que pequenas lagartixas.

Loading...

Lagartos grandes

Quando procurar por grandes lagartos, de 30 cm para mais, que não mordem, você deve escolher raças que ingerem, normalmente, vegetais. Os dragões barbudos são calmos e raramente mordem, a não ser que se sintam ameaçados. Apesar de grandes, sua mordida não machuca os humanos. Você pode mantê-lo por toda sua vida e não experimentar sequer uma mordida. Os lagartos skinks também consomem vegetais e são dóceis. Para um lagarto com uma aparência mais durona, o ackie se assemelha ao tipo "monitor", sem as mordidas e a agressão, além de serem manuseados regularmente.

Lagartos selvagens

Os lagartos selvagens não estão acostumados aos humanos e podem morder se forem manuseados. Os lagartos pequenos, como os domésticos e pequenas lagartixas, não mordem porque normalmente fogem ao menor sinal de confronto com os humanos. Contudo, se você conseguir chegar perto o bastante, eles morderão. As mordidas dos pequenos lagartos se parecem com um beliscão, mas os maiores podem tirar seu sangue.

Lagartos para se evitar

Os lagartos exóticos, especialmente aqueles pegos na vida selvagem, podem ser facilmente provocados e atacar. Normalmente chamada de pit bull do mundo dos lagartos, a lagartixa tokay possui uma mordida forte e segura por longos períodos de tempo. Com quase 30 cm de comprimento, a mordida desse réptil pode ser bem dolorida. As iguanas, que são um dos animais de estimação mais populares, tendem a morder também. As fêmeas não toleram serem manuseadas. Aquelas que cresceram acostumadas aos humanos e ao manuseio não devem morder, mas os donos de primeira viagem não devem escolher esses animais como o seu primeiro animal de estimação. O anolis não somente mordem, mas são bem rápidos e tendem a fugir para evitar o manuseio. Para um lagarto tão pequeno, eles têm uma mordida forte.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...