Quais tipos de minerais o talco possui?

Escrito por mary simms | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de minerais o talco possui?
O talco é um ingrediente importante em pós para rosto e corpo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O talco, ou silicato de magnésio hidratado, é um importante mineral industrial que possui muitas aplicações de fabricação. A palavra "talco" é derivada da palavra árabe "talq", que significa puro. O talco é descrito geologicamente como a rocha mais suave de todo o mundo e, devido a essa suavidade, a rocha na qual ele é encontrado é, muitas vezes, referida por seu nome mais conhecido, pedra-sabão, que é uma forma impura do talco e não o mineral puro. Se você já estudou em um laboratório de química, saiba que suas bancadas e pias foram, provavelmente, feitas de pedra-sabão resistente a ácidos e manchas.

Outras pessoas estão lendo

A geologia do talco

O talco é um mineral metamórfico, o que significa que é produzido a partir de depósitos de magnésio em rochas ígneas e sedimentares que foram alteradas pela erosão ou pelos efeitos do calor e da água, um processo chamado de carbonatação. Assim, ele é produzido por minerais sendo transformado em talco depois de eles terem sido expostos às intempéries pelos elementos. Os minerais produtores de talco mais comuns são a serpentina, a dolomita, o anfibolito, a clorita, o dunito, a olivina, a biotita, o quartzo e o piroxenito. A estrutura dos depósitos de talco varia dependendo do tipo de rocha matriz da qual ele nasce.

As propriedades do talco

A propriedade mais conhecida do talco é a sua maciez suave. Ele é, de fato, a rocha mais macia encontrada na terra, podendo ser riscado por uma unha humana, e é suave o suficiente para permitir que seja esculpido com uma faca. O talco é também resistente ao calor, à luz e ao ácido, é altamente insolúvel, absorve óleo e graxa muito bem. Enquanto o talco visto em usos cotidianos como em pó para bebê, para os pés e para o corpo é branco, o talco em seu estado natural pode ser branco, azul, verde, rosa, cinza e, até mesmo, preto, embora quando pulverizado ele fique branco.

A produção do talco

O talco é extraído em minas de superfície a céu aberto em cerca de 250 localidades ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Áustria, Escócia e Itália. Depois de extraído, ele é cortado em blocos ou tijolos, ou é pulverizado. Em todo o mundo, a mineração do talco produz cerca de 5,5 milhões de toneladas anualmente.

Aplicações industriais

Os sabonetes, os pós para rosto e corpo, as tintas, a borracha, os inseticidas, os antiácidos, o linóleo, os revestimentos de fundição, os materiais de construção à prova de fogo, a cerâmica e o papel contêm talco. Como pedra-sabão, o talco é usado para fazer bancadas, pias, banheiras, azulejos, fogões e lareiras. A forma como é utilizado na manufatura depende da forma como é extraído (em grandes pedaços, pequenos pedaços ou moído em pó) e é então graduado de acordo com sua brancura, sua suavidade e sua utilização prevista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível