Saúde

Quais os tipos de organismos que fazem a fermentação do ácido lático?

Escrito por mark fitzpatrick | Traduzido por fabiana silva
Quais os tipos de organismos que fazem a fermentação do ácido lático?

As bactérias são formas de vida comuns que produzem o ácido lático

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O ácido lático é um produto residual da decomposição celular da glicose em alguns organismos. Ele é produzido através do processo de respiração celular, onde as células de um organismo convertem os alimentos e a água em glicose para obter energia. Esse composto recebe essa denominação porque as células que realizam esse tipo de respiração não absorvem o oxigênio, e esse processo, onde o ácido lático é produzido sem oxigênio, também é chamado de fermentação.

Bactérias

Nem todas as bactérias produzem esse ácido. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, especificamente apenas aquelas que "não proliferam e não são formadas por esporos" formam esse composto. Essas bactérias são utilizadas pelos seres humanos porque o ácido que produzem ajuda no processo de fermentação de pães, álcool e produtos lácteos de consumo humano. Alguns exemplos incluem "Streptococcus thermophilus" e "Lactobacillus lactis", que são usados em iogurtes e queijos.

Homofermentativas e heterofermentativas

Dois tipos de organismos bacterianos produzem o ácido lático. O primeiro são as homofermentativas, que só o produzem como um produto residual, e o outro são as heterofermentativas que produzem o ácido e dois produtos residuais extras: o etanol e o dióxido de carbono. Essas bactérias são geralmente utilizadas na fabricação de cerveja, e seus subprodutos são removidos no processo de destilação.

Nichos particulares

As bactérias que produzem esse ácido são encontradas em determinados ambientes que contêm glicose, como nos organismos. Por exemplo, alguns tipos podem ser encontrados apenas em vegetais verdes ou no intestino de animais. Isso ocorre porque eles precisam de carboidratos específicos, que se desenvolvem em um ambiente com nível reduzido de oxigênio. Em contrapartida, o ácido lático que é produzido muitas vezes evita a decomposição das células de plantas ou animais, e por essa razão, essas bactérias são utilizadas em alguns alimentos para prevenir que eles se deteriorem.

Músculo animal

Em determinadas circunstâncias, os músculos dos animais fazem a fermentação do ácido lático. Isso acontece quando o oxigênio não é adequadamente fornecido quando essas estruturas estão estressadas, como ocorre durante uma atividade física. As células musculares, como uma reação ao nível reduzido de oxigênio fornecido para os tecidos, iniciam o processo de fermentação. O ácido lático, a partir desse processo, ajuda os músculos a ganhar energia durante a realização de esforço físico intenso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media