on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os tipos de pilares de concreto?

Atualizado em 17 abril, 2017

Vigas de concreto criam uma fundação de suporte para casas e estabelecimentos comerciais. Projetos menores e maiores exigem diferentes tipos e tamanhos de pilares. A compactação reforça algumas vigas, enquanto vergalhões reforçam outras. A força, o baixo custo e a facilidade de manuseio tornam os pilares de concreto uma boa opção para suportar estruturas terrestres. Os pilares são feitos com pequenas vigas sobrepostas devido à fraqueza de uma única viga comprida.

Pilares de concreto dão apoio a estradas, pontes, píeres e construções (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pilares feitos na hora

Pilares feitos na hora são feitos geralmente usando um perfurador de solo. O perfurador cria uma cavidade na terra para o pilar, mantendo um buraco vertical no chão. A cavidade é preenchida com argamassa, criando o pilar. Usando vibrações, a argamassa ganha diferentes reforços enquanto ainda está maleável. Os pilares feitos na hora não exigem bate-estacas, e frequentemente não precisam de caixas de aço, reduzindo o custo e os danos ambientais causados pelas vibrações.

Loading...

Pilares pré-moldado

Pilares pré-moldados são reforçados usando armações ou cabos de tensão. As formas da armação variam, incluindo argolas, espirais e barras horizontais com conexões verticais. Os cabos de tesão suportam melhor a tensão gerada sobre os pilares, prevenindo que rachaduras se expandam. Os conectores de pilar fornecem força e flexibilidade para as vigas. Um método envolve a conexão de cavilhas de aço em buracos perfurados correspondentes no pilar adjunto, preenchendo-o com epóxi ou argamassa. Outro método envolve o uso de extremidades salientes cobertas com aço, que cabem no pilar inferior.

Vantagens

Os pilares de concreto pré-moldado são populares principalmente porque eles são mais vantajosos para grandes construções. A padronização formato e o tempo rápido de produção são mantidos, enquanto se produzem pilares de qualidade. As vigas são resistentes a rachaduras causadas pelo transporte, e são relativamente simples de instalar, já que envolvem as "tampas" dos pilares, que são as junções para a conexão deles, feitas para facilitar o uso. Os pilares pré-moldados podem suportar grandes pressões até mesmo em solos frágeis. Para um suporte adicional, esses pilares podem ser unidos.

Formatos

O formato do pilar de concreto pré-moldado determina suas características. Os diferentes formatos lidam com tensões diferentes causadas por um tipo de pressão. Os tipos de pressão incluem temporária, permanente, repetitiva e transitória. Pilares circulares fornecem grande durabilidade, estabilidade e boa aparência, mas são mais caros e têm defeitos em suas superfícies. Pilares com formas de pentágonos ou de octágonos também têm defeitos devido a seu formato complexo. Outras formas, como de estrela ou de retângulo, são difíceis de alinhar corretamente, mas oferecem grande resistência e flexibilidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...