Quais tipos de produtos poluem a água?

Escrito por sarah rigg | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de produtos poluem a água?
Ajude a proteger o meio ambiente (morguefile.com | taliesin)

Se você se preocupa com o meio ambiente e a qualidade da água, pode ser que se pergunte quais tipos de produtos causam a poluição. De acordo a Agência de Proteção Ambiental e o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, os três principais poluentes são "solo, nutrientes e bactérias". É importante entender como esses e outros agentes poluidores comuns se infiltram no abastecimento de água.

Outras pessoas estão lendo

Bactérias e parasitas do esgoto

Se o esgoto não for tratado adequadamente, pode acabar contaminando a água com inúmeras bactérias e parasitas. Os contaminantes de esgoto incluem o cryptosporidium, a salmonela, a giárdia e vermes parasitas. Esse tipo de contaminação é um problema mais recorrente em países menos desenvolvidos, embora possa acontecer nos mais desenvolvidos. Isso causa doenças em quem consome a água contaminada. Em 1987, por exemplo, milhares de residentes de uma comunidade na Geórgia, Estados Unidos, foram infectados pelo cryptosporidium presente no abastecimento de água.

Resíduos industriais

As fábricas devem tratar as águas residuais antes de descartá-las nos rios circundantes. Entretanto, alguns resíduos industriais ainda conseguem se infiltrar na rede de distribuição. Entre os contaminantes industriais mais comuns estão o dióxido de enxofre e outros ácidos, metais pesados e solventes industriais. A produção de ferro e aço e as operações de mineração também podem poluir a água com amônia, cianeto e arsênico.

Fertilizantes e produtos químicos para gramados

Os fertilizantes e pesticidas usados na agricultura e produtos químicos utilizados em gramados de áreas residenciais ajudam a contaminar o lençol freático, lagos e rios. Quando chove nessas regiões, os pesticidas e nutrientes dos fertilizantes fluem para a rede de água . Quando um corpo de água se torna muito enriquecido com certos nutrientes, a proliferação de algas é estimulada. Esse processo impede que a luz solar chegue nas plantas subaquáticas, reduzindo o oxigênio no lago e ameaçando a vida selvagem que vive dentro ou perto desse ambiente.

Silte e solo

Os lagos e outros corpos de água sofrem mudanças naturalmente conforme rios e tempestades carregam silte e solo para dentro deles. No entanto, os seres humanos podem acelerar esse processo através da agricultura e do desenvolvimento urbano. Estes causam erosão nas margens de rios e lagos. À medida que o silte e o solo se acumulam, acabam incentivando o crescimento de novos tipos de populações de animais e plantas e causando a diminuição de outros. Muitas vezes, esse processo rouba o oxigênio do corpo de água, necessário para a sobrevivência dos seres vivos. Conforme acontece a deposição no fundo do ambiente aquático, o lago ou lagoa gradualmente se torna mais raso, criando mudanças no ecossistema em questão.

Detergentes

Embora as águas residuais sejam tratadas antes de serem descartadas, pequenas quantidades de detergentes ainda acabam se infiltrando no abastecimento de água e contaminando-o com fosfatos. Os fosfatos e detergentes, assim como os nutrientes dos fertilizantes, contribuem para o crescimento de algas. Isso pode afetar os níveis de oxigênio nos ambientes aquáticos e prejudicar as plantas e animais que vivem deles. Atualmente existem muitos detergentes com baixas quantidades de fosfatos.

Combustível

A gasolina, o óleo e outros petroquímicos também contribuem para a poluição da água. Isso pode ocorrer em larga escala, quando um navio petroleiro sofre vazamento, como no caso de derramamento de óleo da Exxon Valdez na costa do Alasca, em 1989. Em menor escala, a poluição ocorre quando o motor de um barco sofre vazamento dentro de um lago ou quando a chuva carrega manchas de óleo de uma rodovia para o lençol freático. Realizar manutenção nos veículos e reparar vazamentos com antecedência pode minimizar esse tipo de poluição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível