Quais tipos de roedores vivem na savana africana?

Escrito por necie reed | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de roedores vivem na savana africana?
Muitos tipos de ratos vivem na savana africana (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

A savana africana abriga milhares de espécies animais diferentes. A savana está localizada entre as florestas tropicais e os desertos da África. Este tipo de vegetação tem verões quentes e úmidos, e invernos frios e secos. Há diversas espécies de ratos e camundongos vivendo na savana africana.

Outras pessoas estão lendo

Macrotarsomys bastardi

O Macrotarsomys bastardi, também conhecido como o rato Malagasy, é nativo de Madagascar e pertence à sub-família Nesomyinae. Este roedor tem aspectos parecidos com o do gerbilo e pelo marrom. Estes animais podem ser encontrados vivendo em pares nas florestas, locais com arbustos, savanas e pântanos. Seus hábitos alimentares são herbívoros e insetívoros, com alguns deles apresentando tendências alimentares mais onívoras. Cobras e corujas são os principais predadores destes roedores.

Rato-do-campo

O rato-do-campo (Apodemus sylvaticus), também conhecido como rato da madeira, gosta de campos de gramíneas onde ele pode achar uma abundância de raízes, grãos, frutas silvestres e nozes para se alimentar. Eles também podem ser encontrados em áreas cultivadas, matagais e florestas. O corpo deste roedor é coberto por pelo acinzentado ou marrom, com algumas variações pendendo para o amarelo e vermelho. O rato-do-campo tem um papel importante em seu habitat, enterrando sementes de árvores em locais profundos na savana. Corujas, raposas, doninhas e texugos são os principais predadores deste rato.

Rato-da-grama-listrado

O rato-da-grama-listrado (Lemniscomys Barbarus), também conhecido com o rato de grama listrado africano ou rato zebra, é nativo da savana africana. Seu corpo é marrom com listras brancas. Estes roedores se alimentam de raízes, grãos, folhas, sementes, nozes e frutas. Eles também comem pequenos invertebrados como formigas e grilos. O macho desta espécie atinge a maturidade sexual com dez semanas de idade. Estes ratos têm um período de vida muito curto: apenas seis meses na natureza.

Rato-do-campo de pescoço amarelo

O rato-do-campo de pescoço amarelo (Apodemus flavicollus) é considerado uma espécie gêmea do rato-do-campo. Ele habita as savanas do nordeste africano. Seu pelo é macio, e a cor varia entre o marrom e o vermelho. Este roedor tem um "colar" amarelado de pelo em volta de seu pescoço, que mal é notado à primeira vista. Eles armazenam seus alimentos em túneis subterrâneos. Para conseguir o máximo de nutrientes a partir de seus alimentos, este rato vai comer suas próprias fezes assim que são liberadas pelo corpo. Cobras, corujas e pequenos mamíferos carnívoros se alimentam deste tipo de rato.

Dendromus kahuziensis

O rato trepador africano (Dendromus kahuziensis) é nativo do Saara africano. Ele também pode ser encontrado em brejos e pântanos. O pelo deste rato varia de cor, podendo ser marrom, cinza ou vermelho. Estes roedores possuem espessas camadas de gordura sob a pele, permitindo seus corpos se alimentarem de suas reservas nos meses de hibernação. Alguns destes ratos possuem listras nas costas. O traseiro longo e estreito permite a este rato pular e correr rapidamente, fugindo dos predadores. O rato trepador africano é onívoro, comendo ovos de aves, insetos, nozes, frutas e pequenos lagartos. Este roedores noturnos foram adicionados à lista de "espécies em risco de extinção".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível