Quais tipos de roupas são usados no Sudão?

Escrito por nicole gordon | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de roupas são usados no Sudão?
os tipos de roupas usadas no Sudão é similar aos usados no Egito, Líbia e Etiópia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A nação africana do Sudão é um país com fortes influências Islâmicas e Cristãs. Parcialmente comandado pela lei islâmica, os tipos de roupas usadas no Sudão são similares aos usados nos países vizinhos, Egito, Líbia e Etiópia. Muitos fatores entram em cena em uma região como o Sudão, na qual a religião, o status, o clima e o estilo de vida afetam o modo como alguém se veste.

Outras pessoas estão lendo

Clima e vestimenta

Devido ao clima quente, usam-se roupas mais leves e largas. No entanto, mulheres e homens seguem certas instruções que a maioria do cidadãos seguem de perto. De acordo com um artigo do overculture.com, "As mulheres muçulmanas do norte seguem a tradição de cobrir as cabeças e o corpo inteiro até o calcanhar. Elas se envolvem em um 'tobe,' uma peça de tecido semitransparente que é usado sobre outra roupa." Os homens também cobrem a maior parte do corpo com um manto branco, leve e largo. Eles também cobrem as cabeças usando um pequeno gorro ou um turbante. A cabeça coberta protege as pessoas do sol e do calor além de honrar as suas crenças religiosas. Por exemplo, o lenço de cabeça usado pelas mulheres, o "hijab," "se refere ao véu que separa o homem ou o mundo de Deus."

Diferenças religiosas

Devido ao fato da religião ser separada entre sociedades muçulmanas e cristãs, aqueles que seguem a lei islâmica se vestem diferente dos cristãos. A parte norte do Sudão é predominantemente Muçulmana, portanto os residentes seguem um rígido código de vestimenta incluindo véus padrão e vestidos largos. Além disso, os homens dessa religião vestem longas túnicas. Os sudaneses do sul são predominantemente cristãos e tendem a se vestirem de forma mais ocidental. A vestimenta ocidental é mais comum nas cidades que tendem a ser mais cristãs. As áreas rurais, no entanto, optam pela forma mais tradicional de se vestir.

Gênero

Hoje no Sudão, os homens estão se tornando mais ocidentalizados no local de trabalho. Eles podem usar calças e camisas para trabalhar. Se um homem não vai trabalhar na cidade ou se julga mais tradicional, ele irá vestir tipicamente uma jalabiya, que é uma túnica longa branca ou cor pastel, com uma tagia ou kippah. As mulheres ainda tendem a vestir o que lhes é ordenado. Neste caso, os xales islâmicos (hijab), casacos pesados como o "chadur," e vestidos leves, enquanto que os residentes Cristãos costumam fugir da norma. Até mesmo algumas manchetes já foram feitas sobre mulheres usando vestidos fora dos padrões e as punições que elas sofreram

A rebelião da vestimenta cria manchetes

Em algumas partes do Sudão, uma mulher pode ser presa por vestir calças. Em Julho de 2009, a jornalista sudanesa Lubna Hussein fez algumas manchetes onde se rebelava contra a lei Islâmica e vestiu calças violando uma lei de indecência do país. Este "crime" recebe uma punição de $100 de multa e até 40 chibatadas. No entanto, Hussein não é a única mulher a agir contra a lei sudanesa. O número de mulheres usando calças e sendo punidas por violações só aumenta. De acordo com o www.mcclatchydc.com, "Só no ano passado, 43,000 mulheres foram presas por ofensas relacionadas a vestimenta.

Significância

Assim como em muitas culturas, parece que o gênero exerce um papel maior no vestuário e as mulheres estão mostrando em números que estão ganhando igualdade neste sentido, pelo menos nos setores mais urbanizados da região. Além disso, o clima no Sudão pede principalmente roupas mais soltas e mais arejadas. Estes homens e mulheres não necessitam de roupas de inverno e a maior parte dos casacos e chapéus são usados como proteção contra o sol. Em uma cultura tão regida pela religião e pelas leis, a sociedade sudanesa continua, em sua maior parte sendo conservadora em termos de vestuário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível