Quais tipos de samambaias têm caule?

Escrito por linsay evans Google | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de samambaias têm caule?
Todas as samambaias têm caules; a maioria está simplesmente enterrado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Samambaias estão entre os poucos tipos de plantas que não se reproduzem com flores ou sementes. Essas plantas produtoras de esporos também diferem de outras espécies vasculares por outras razões. Embora todas as samambaias tenham caules, a maioria cresce no subterrâneo como rizomas ou estolões. As folhas de samambaia crescem a partir dos estolões ou rizomas, desenrolando-se lentamente de uma espiral apertada à medida que surgem. Apenas algumas espécies possuem caules que crescem acima do solo.

Outras pessoas estão lendo

Árvores de samambaia

Árvores de samambaia não apenas têm hastes acima do solo, mas têm caules lenhosos muito duros que podem crescer até 24 metros de altura. Todas as 800 espécies de samambaias estão ameaçadas de extinção e crescem mais em regiões de subtropicais úmidas a tropicais. A árvore de samambaia ou Hapu'u havaiana (Cibotium glaucum) alcança até 6 metros de altura, com uma dispersão de 4,5 metros. Ela tem folhas verdes brilhantes e profundamente dissecadas e um caule fibroso marrom-escuro. Já a espécie da Nova Zelândia (Dicksonia squarrosa) atinge alturas de 7,6 metros. Ela tem um caule fibroso marrom e folhas verdes de baixo crescimento. Ambas plantas são cultivadas como árvores ornamentais paisagísticas.

Caules acima do solo

Algumas outras samambaias têm caules acima do solo, incluindo a samambaia de urze (Pteridium aquilinum), uma planta perene que cresce em florestas de úmidas a secas, prados e áreas pantanosas ou arenosas. Embora essa planta tenha rizomas, ela cresce acima do solo e cria caules de ramificação. A samambaia de urze cresce a até 1,3 metro de altura e tem folhas ramificadas em formato de espátula cobertas por folhas pequenas ligeiramente peludas. Seu caule emerge do solo como uma base peluda marrom-escura e torna-se amarelo e sem pelos na parte superior.

A samambaia Southern Lady (asplenioides Athyrium) também tem um caule parcialmente acima do solo. Esta samambaia decídua cresce de 0,30 cm a 0,9 metros de altura e espalha-se lentamente. Ela prefere sombra parcial a total e solo úmido e fértil. As samambaias Southern Lady têm caules vermelho-escuro de onde surgem folhas peludas tri-pinadas.

Samambaias com estolão

Algumas samambaias também têm caules subterrâneos, conhecidos como estolões. Estolões diferem dos rizomas pelo fato de que eles crescem a partir de rizomas, formando um novo caule subterrâneo. Alguns estolões crescem acima do solo também, tais como aqueles da samambaia Kupukupu (Nephrolepis cordifolia). Este nativo havaiano prospera em campos de lava e em florestas de úmidas a secas através dos trópicos. Ela cresce a até 0,6 metros de altura e tem folhas estreitas e brilhantes que variam de amarelo-esverdeado a verde-escuro. A samambaia Kupukupu tem estolões que desenvolvem tubérculos subterrâneos. A samambaia espada tuberosa (Nephrolepis cordifolia) também tem estolões tuberosos. Esta espécie alcança até 0,9 metros de altura e tem estolões amarelo-claros. Ela espalha-se de forma agressiva e é considerada uma espécie invasora em algumas regiões.

Samambaias de rizoma

A maioria das samambaias tem rizomas ou caules subterrâneos. Espécies ornamentais incluem a samambaia frágil da planície (Cystopteris protrusa), que alcança de 15 a 45 centímetros de altura. Ela tem um pequeno rizoma, mas espalha-se rapidamente. Samambaias frágeis da planície têm folhas decíduas com folíolos bi ou tri-pinados. A samambaia log (Dryopteris Celsa) cresce até 1 metro de altura. Ela tem um rizoma negro e folhas semi-perenes verde-escuras com folíolos pinados. Seu habitat natural inclui troncos caídos e áreas pantanosas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível