Mais
×

Quais são os tipos de serras elétricas?

Atualizado em 17 abril, 2017

Usar a serra elétrica adequada é fundamental para fazer o melhor trabalho em seu projeto de corte. Variando de serras que cortam árvores para serras que criam modelos complexos, elas vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos.

Usar a serra elétrica adequada é fundamental para fazer um bom trabalho (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Serra circular

Uma serra circular corta linhas retas em distâncias curtas ou longas. Elas são movidas por um motor elétrico e podem ser equipadas com diferentes tamanhos e tipos de lâminas de corte. A vantagem da serra circular é sua portabilidade. Ela realiza muitos dos mesmos trabalhos que uma mesa de serra estacionária faz, mas é mais leve e mais compacta. Os carpinteiros usam este tipo de serra principalmente para um trabalho rápido e eficiente de enquadramento.

Uma serra circular corta linhas retas em distâncias curtas ou longas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Serra tico-tico

Use uma serra tico-tico se você for cortar linhas curvas. Elas estão equipados com um pé de metal que cavalga ao longo da superfície do material. Uma pequena lâmina se move para cima e para baixo, como uma máquina de costura ao longo da linha de corte. Embora mais lento do que outras serras elétricas, ela é mais precisa. Sua pequena lâmina faz com que seja ideal para cortes mais complexos.

Serra sabre

A lâmina motorizada da serra sabre se move para trás e para a frente como uma serra de mão, só que muito mais rápido. É mais adequada para o trabalho de demolição, como o corte através de parede ou remoção de seções de subrevestimento. A lâmina plana longa funciona bem em curvas apertadas. Quando equipada com uma lâmina especial para metal, ela corta o encanamento e parafusos enferrujados.

Motosserra

Dependendo do seu tamanho, as motosserras podem cortar sebes, remover galhos e derrubar árvores. O motor dela impulsiona uma corrente de corte -- muito parecida com uma corrente de bicicleta -- em torno de um braço de metal estável em altas velocidades. Elas são movidas à gasolina, são mais móveis e poderosas do que as versões elétricas.

Serra de mesa

A serra de mesa executa eficientemente uma variedade de tarefas de corte, mas é menos portátil do que as outras serras elétricas. Geralmente, quanto mais pesada for a serra, mais poderosa e precisa ela é. O aparelho é constituído por uma lâmina circular ajustável montada no centro de uma mesa de suporte de metal. Graças à mesa, esta serra pode cortar um estoque maior e com maior precisão do que uma serra circular portátil. A guia de corte mantém o estoque em uma linha reta que passa através da lâmina, garantindo um corte uniforme.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article