Quais tipos de solo dão melhor suporte para construções

Escrito por tracy morris | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de solo dão melhor suporte para construções
Solos arenosos são bons para a construção de projetos, pois eles sofrem compactação durante o processo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Há uma canção infantil antiga que fala sobre um homem sábio que construiu sua casa sobre uma rocha. De acordo com essa música, a casa feita sobre a pedra permanece de pé, mesmo com a chuva. Ao contrário disso, o chão construído sobre um alicerce de argila vai inchar, com a retenção de água da chuva, e fazer com que a base da casa se deforme e rache. No ramo de construções, a tecnologia permite que construtores corrijam os problemas causados pelo solo argiloso, porém é bem mais barato construir em um solo que já seja apropriado para suportar o tipo de estrutura que será colocado sobre ele.

Outras pessoas estão lendo

Areia

Um solo arenoso possui uma textura típica, pois é formado por pequenas partículas de rochas. Ele é um bom tipo de solo para sustentar diferentes estruturas, já que permite a drenagem da água e mantém-na longe do local da construção, sem se deformar ou se mover. A areia pode ser compactada para acrescentar uma estabilidade maior ao solo. Devido à irregularidade no formato das partículas da areia, os fragmentos se unem e permanecem grudados, estabilizando ainda mais a estrutura desse solo. Os construtores geralmente acrescentam areia ao solo abaixo de uma base e compactam-na para criar um solo mais estável no qual se construir.

Base de rocha

Uma base de rocha, ou camada subjacente de rocha sólida sob o solo superficial, é ideal para uma casa, já que ela é impermeável ao escoamento de água e não muda de formato e tamanho na presença de umidade. Esse tipo de base também não escorrega, não se desloca ou muda de lugar. Casas construídas sobre uma base feita de rocha não possuem rachaduras, que é o que acontece com casas colocadas sobre argilas expansivas.

Cal

O solo com calcário é formado de partículas extremamente finas de rochas alcalinas, como a pedra de cal. Ao contrario da maioria dos solos argilosos, o solo de calcário é ideal para construções, pois ele não retém umidade e não incha ou encolhe, conforme passam as estações e a presença ou ausência de água.

Barro

Solos de barro são um intermediário entre a areia e a argila. Esse solo geralmente possui uma mistura de material orgânico, areia e argila, e é considerado parcialmente adequado para construções, sendo ele melhor que a argila e pior que a areia. Esse tipo de solo possui grande quantidade de vegetação não decomposta. Por isso, ele é suscetível a mudanças conforme a matéria orgânica se decompõe, mas não se deslocará devido à presença ou ausência de água. Para se protegerem contra esse fator da vegetação não decomposta, os construtores podem observar mapas topográficos da área para verem o quanto a terra mudou e se algum proprietário anterior enterrou algum tipo de vegetação, como árvores ou arbustos, como maneira de se livrar dele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível