Quais são os tratamentos para ancilostomídeos e oxiúros?

Escrito por charles alex miller | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para ancilostomídeos e oxiúros?
Os oxiúros geralmente afetam crianças com idade entre cinco e 14 anos (portrait of a 8 years old boy image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Os ancilostomídeos e os oxiúros são ambos vermes pequenos com geralmente menos de 2 cm de comprimento. A infestação por ancilostomídeos e por oxiúros é normal para os seres humanos, embora ambas possam causar desconfortos, como coceira. A melhor e mais fácil forma de prevenção é praticar uma boa higiene; entretanto, mesmo com esses cuidados, ainda pode ocorrer uma infestação. Felizmente, existem tratamentos para isso.

Outras pessoas estão lendo

Ancilostomídeos

Os ancilostomídeos são vermes parasitas dos seres humanos. Existem dois tipos de ancilostomídeos que afetam os humanos, e ambos pertencentes à família Ancylostomatidae. O Necator americanus é o único membro do gênero Necator que infecta o ser humano. O outro gênero, Ancylostoma, costuma ter menos de 1,5 cm de comprimento e possui somente uma espécie que seja uma grave ameaça aos humanos. O nome científico dessa espécie é Ancylostoma duodenale.

Prevenção da ancilostomíase

O melhor tratamento para os ancilostomídeos é a prevenção. A melhor forma de prevenir a ocupação de parasitas é praticar o saneamento adequado e vestir roupas resistentes. Os calçados fornecem uma barreira e não permitem que os ancilostomídeos ponham ovos no hospedeiro alvo. Um segundo meio de prevenção é a vacinação.

Tratamentos para a ancilostomíase

Infelizmente, os humanos ainda estão suscetíveis aos parasitas ancilostomídeos, mesmo após adotar medidas de bom saneamento. Existem quatro medicamentos diferentes que podem ser utilizados para tratar uma infestação por ancilostomídeos. O albendazol, o levamisol, o mebendazol e o pamoato de pirantel são todos de baixo custo e estão prontamente disponíveis. Até mesmo os países de terceiro mundo sem sólidos recursos financeiros utilizam regularmente essas drogas para combater a ancilostomíase. Todas combatem a infestação matando os ovos dos ancilostomídeos, que são a fonte da infestação contínua.

Oxiúros

Os oxiúros, assim como os ancilostomídeos, são vermes parasitas que infectam cavalos, coelhos e outros mamíferos, e geralmente infectam crianças com idade entre cinco e 14 anos. Existe somente um tipo de oxiúro que afeta os humanos. Esse oxiúro em particular atinge os intestinos e o reto. Os oxiúros põem ovos na extremidade do ânus em seus hospedeiros. Isso causa desconforto e leva à coceira. Quando isso ocorre, os ovos se soltam e se prendem novamente às mãos do hospedeiro. Se as mãos não forem higienizadas, esses ovos poderão ser passados para um novo hospedeiro.

Prevenção da oxiurose

Assim como a ancilostomíase, o melhor tratamento para a oxiurose é a prevenção. Lavar completamente as roupas do hospedeiro matará os ovos de oxiúro. Limpar as áreas infectadas com frequência é também uma boa forma de prevenir uma infestação adicional de oxiúros. Lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro previne a ingestão acidental de ovos de oxiúro. Por fim, aqueles afetados por oxiúros não devem abanar ou mexer em suas camas de qualquer maneira. Isso pode fazer com que os ovos sejam lançados no ar, onde podem ser inalados.

Tratamentos para a oxiurose

Mesmo praticando um ótimo saneamento, a infestação por oxiúros ainda é uma possibilidade. Felizmente, existem medicamentos para combater os oxiúros. Estão disponíveis tanto medicamentos de prescrição quanto sem prescrição. O tratamento é bastante viável, exigindo somente dois tratamentos separados, com duas semanas de intervalo. Se os sintomas não desaparecerem ou se piorarem após o segundo tratamento, os pacientes devem entrar em contato com seus médicos imediatamente.

Quais são os tratamentos para ancilostomídeos e oxiúros?
Medicamentos com ou sem prescrição combatem a infestação por oxiúros (medication image by palms from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível