Quais são os tratamentos para a bactéria Serratia?

Escrito por meg michelle | Traduzido por angela spada
Quais são os tratamentos para a bactéria Serratia?

A bactéria Serratia pode provocar surtos hospitalares

bacteria image by chrisharvey from Fotolia.com

Serratia marcescens é uma bactéria comum capaz de causar uma série de infecções oportunistas em pacientes hospitalizados. Aqueles com cateteres adaptados são especialmente suscetíveis à infecção por esse tipo de bactéria, como é o caso de crianças e bebês. Felizmente, há maneiras eficazes de tratar as infecções por Serratia e também para a sua prevenção.

Outras pessoas estão lendo

Infecções por Serratia

Normalmente, a espécie Serratia marcescens causa infecções genéricas em locais de feridas, assim como no trato urinário, sistema respiratório e olhos. No caso de infecção do trato urinário, os sintomas podem incluir prurido, secreção com queimação e dor nos rins. Já os sintomas de infecção respiratória incluem inflamação da garganta e congestão nasal e do peito. Serratia marcescens também pode causar infecções perigosas se ficar sem tratamento. Na condição mais grave, a bactéria pode causar pneumonia, meningite, artrite e outras enfermidades sérias.

Como na maioria dos tipos de infecção bacteriana, o principal tratamento para Serratia marcescens são os antibióticos. E, assim como muitas cepas bacterianas, esta é resistente a certos tipos de antibióticos. Tomar a medicação correta, é claro, é a chave para voltar a ser saudável. Em agosto de 2010, Serratia marcescens era resistente a ampicilina, macrolídeos e cefalosporinas de primeira geração. Segundo o site americano eMedicine, o tratamento preferido para essa espécie bacteriana é um aminoglicosídeo, como a amicacina, juntamente com um betalactâmico antipseudomonas, como a cefpiroma. Outros antibióticos eficazes são: gentamicina, quinolonas e cefalosporinas novas. Todavia, estudos recentes mostram que Serratia marcescens está começando a mostrar resistência à gentamicina, portanto, as últimas drogas mencionadas podem se provar mais eficazes para eliminar a infecção. Em alguns casos, a infecção por essa bactéria pode causar abscessos, que são são áreas inflamadas, cheias de pus, que ocorrem no local da infecção (por exemplo, no pulmão). Os abscesso resultantes de Serratia podem exigir drenagem cirúrgica, além do tratamento com antibióticos.

Prevenção

A Serratia marcescens é encontrada em quase toda parte na natureza, mas prefere as condições de umidade. Por esta razão, muitas vezes é encontrada em banheiros, onde se acredita que cause a película rosada encontrada algumas vezes em banheiros e pias. Para prevenir infecções por Serratia, é essencial o uso de protetores, lavagem das mãos e esterilização adequada de instrumentos médicos -- especialmente os aparelhos respiratórios e cateteres. Manter limpo o ambiente do banheiro também é importante.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media