Quais são os tratamentos para canais lacrimais obstruídos em adultos?

Escrito por marcie doyle | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para canais lacrimais obstruídos em adultos?
A obstrução dos canais lacrimais também pode ocorrer em adultos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Embora muito mais comum em recém-nascidos, a obstrução dos canais lacrimais também pode ocorrer também em adultos. Algumas causas para este problema incluem mudanças provenientes da idade, infecções oculares, ferimentos faciais, tumores, cistos, pedras, uso prolongado de medicação tópica ou outras medicações. Na maioria das vezes o canal pode ser desobstruído, mas o tratamento depende da causa da condição.

Outras pessoas estão lendo

Massageie a área afetada

Um médico normalmente recomendará que o paciente massageie o olho afetado algumas vezes ao dia durante vários meses. A maneira adequada de fazê-lo é colocar o dedo indicador ao longo do nariz e massagear para baixo firmemente, em direção ao canto do nariz. Uma compressa morna aplicada ao olho pode melhorar qualquer desconforto e promover a drenagem. Se esse método não funcionar, um médico pode precisar usar outra forma de tratamento para desobstruir o canal.

Irrigação e dilatação

Adultos com o ponto lacrimal (a aba de pele na parte inferior das órbitas oculares) parcialmente estreitado pode precisar de um médico para irrigar e dilatar o canal lacrimal afetado. Enquanto o médico irriga o canal, o ponto dilata. Usa-se anestesia geral. Quando o procedimento é ineficaz, o médico pode precisar fazer uma pequena incisão na abertura do ponto.

Intubação

Para obstrução prolongada do canal lacrimal, um tubo de silicone pode ser inserido perto da área afetada. O médico primeiro administra uma anestesia e depois insere tubos de silicone nos canais lacrimais para alargá-los. Os tubos permanecem no lugar durante até seis meses. O uso prolongado pode causar inflamação do olho.

Dilatação com cateter balão

Adultos com canais estreitos por conta de cicatrizes ou inflamação podem encontrar um tratamento eficaz através da dilatação com cateter balão. O médico insere um balão através do duto nasolacrimal inferior e então o infla e murcha várias vezes, possivelmente em vários locais ao longo do canal. Após a última deflação, o balão é removido. Usa-se anestesia durante a realização desse procedimento.

Medicação antibiótica

Infecções oculares crônicas podem resultar na obstrução dos canais lacrimais. Para cuidar da infecção, o médico pode receitar medicação antibiótica, com isso a desobstrução deve ser resolvida.

Cirurgia reconstrutiva

Quando nenhum outro tratamento é efetivo, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reconstruir os canais e permitir a drenagem das lágrimas. Depois de administrar uma anestesia, o cirurgião corta a pele sobre o saco lacrimal e faz um pequeno furo no osso entre o saco lacrimal e o nariz. O saco lacrimal é então conectado ao interior do nariz para criar um novo canal para o escoamento. Stents ou tubos de intubação são colocados na nova passagem durante três a seis meses para garantir a cicatrização. Após a cirurgia, um descongestionante nasal e colírio tópico são usados para prevenir infecções e reduzir a inflamação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível