Quais são os tratamentos para cistite?

Escrito por rosanne knorr | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A cistite é uma infecção na bexiga que ocorre com muito mais frequência em mulheres do que em homens. Ela causa uma sensação de queimação ou dor e também a micção frequente. A maioria dos casos são relacionados com uma infecção bacteriana, mas não todos. O tratamento depende da causa e da gravidade do caso específico.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento em casa

Às vezes, a cistite pode melhorar sozinha. Se não for um caso grave, você pode ficar mais confortável usando um analgésico vendido sem receita médica e usando uma almofada aquecida ou mergulhando em água morna para reduzir a dor ou pressão. Além disso, é possível ajudar seu corpo a se curar ao diminuir a acidez da urina, beba mais líquidos. Algumas pessoas recomendam adicionar uma quantidade bem pequena de citrato de potássio ou bicarbonato de sódio à água.

Antibióticos

Quando a cistite é resultado de uma infecção bacteriana, antibióticos são necessários. Tome-os de acordo com as instruções do seu médico e a infecção deve sumir em menos de uma semana. Como sempre se deve fazer com antibióticos, continue tomando as doses como especificado, mesmo se a dor desaparecer. Se o remédio não fizer efeito, procure seu médico, pois um tratamento mais longo ou outro tipo de medicamento pode ser necessário.

Cistite intersticial

A cistite intersticial é um tipo não bacteriano da condição. Como essa condição crônica não é causada por bactérias, antibióticos não poderão curá-la. O médico pode prescrever outros remédios ou procedimentos que trabalharão diretamente na bexiga, como estímulos elétricos leves ou intervenções cirúrgicas para aliviar os sintomas relacionados à bexiga.

Tratando infecções frequentes

Consulte um urologista se você sofre com infecções na bexiga com frequência. Talvez remédios especializados ou antibióticos mais fortes sejam necessários. Em alguns casos, um problema estrutural da bexiga faz com que a condição contribua para o crescimento de bactérias. Para casos recorrentes da cistite, seu médico pode receitar antibióticos por um período mais longo ou recomendar que você os tenha disponíveis para tomar ao primeiro sinal de infecção ou mesmo como uma medida preventiva após relações sexuais.

Remédios para alívio dos sintomas

Alguns medicamentos prescritos podem aliviar a dor ou os sintomas que resultam de uma infecção da bexiga relacionados à micção, como dor ou necessidade excessiva de urinar. Exemplos desses remédios incluem detrol, ditropan ou pyridium.

Cirurgia

Em último caso, uma cirurgia pode ser necessária para reparar problemas dentro do trato urinário que causam a infecção recorrente.

Prevenção

Algumas precauções simples podem reduzir as infecções na bexiga. Mantenha-se hidratado, bebendo muitos líquidos. Suco de uva-do-monte pode ajudar, a menos que você tome qualquer remédio afinador do sangue. Evite produtos de banho, como óleos ou sais de banho, e produtos desodorantes usados perto das genitálias que possam irritar a área. Urine com frequência, principalmente após relações sexuais. Quando estiver se limpando, faça-o da frente para trás, para evitar espalhar bactérias do ânus para a vagina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível