×
Loading ...

Quais são os tratamentos para coccidiose em cães?

Atualizado em 13 abril, 2018

Os coccídeos são protozoários unicelulares que vivem no trato intestinal do cachorro. A coccidiose é uma doença que ameaça a vida de filhotes, cães idosos e com o sistema imune suprimido. Cães sadios mas infectados podem não apresentar sintomas. A coccidiose é extremamente tratável com o uso de drogas a base de sulfa, que são os coccidiostáticos mais comumente usados. De acordo com "Applied Pharmacology for Veterinary Technicians," as drogas à base de sulfa não matam os coccídeos mas ao invés disso inibem a sua regeneração e permitem que o sistema imunológico do cão livre o corpo dos microrganismos em um período de uma a três semanas.

As drogas à base de sulfa são comumente usadas para tratar infecção por coccídeos em cães (Laying dog image by Soloarts from Fotolia.com)

Albon

Albon é o nome de marca para a sulfadimetoxina. Ele é um antibiótico manufaturado pela divisão de saúde animal da Pfizer. Apesar de ser um antibiótico, ele é uma das drogas mais usadas no tratamento de coccidiose. O Albon é uma medicação oral. A dose depende da idade e do peso do cachorro e da severidade da infecção. Encoraje animais que estejam tomando Albon a beberem água extra para prevenir os possíveis efeitos colaterais associados com a droga. Os efeitos colaterais comuns incluem olhos secos e formação de cristais na urina do cão. Vá a um veterinário se o seu animal apresentar efeitos colaterais menos comuns, incluindo gengivas pálidas, letargia, anemia, febre, anorexia, vômitos, diarreia, artrite e reações alérgicas. Não dê Albon para cães alérgicos a drogas à base de sulfa ou cadelas grávidas ou amamentando. Albon não têm interações conhecidas e é considerado relativamente seguro para overdose, de acordo com a Pfizer. Esse medicamento é dado por um período de uma a duas semanas para tratar coccidiose.

Loading...

Tribrissen

Tribrissen é o nome de marca para outra droga antibiótica. Manufaturado pela Schering-Plough Inc., o Tribrissen é uma combinação das drogas trimetoprima e sulfadiazina. Essa medicação é normalmente administrada de acordo com o peso, idade e saúde geral do cão e a severidade da infecção. O tratamento dura de uma a duas semanas ou como determinado pelo veterinário. Avisos e efeitos colaterais são idênticos aos do Albon.

Ponazuril

Ponazuril é uma solução de pasta oral indicado para uso em cavalos e outros grandes ruminantes, mas ele pode ser usado em cães quando composto ou diluído. Diferente dos antibióticos a base de sulfa, o ponazuril mata ativamente os microrganismos coccídeos. Esse método único de ação significa um período de administração mais curto e uma resposta rápida ao tratamento. A droga não foi estudada ou indicada para uso em cães, mas é comumente usada em canis, abrigos e outros lugares onde se mantêm um número grande de animais. Apesar de não ser um tratamento padrão, alguns veterinários oferecem a versão composta do ponazuril para os seus clientes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...