×
Loading ...

Quais são os tratamentos para complexo pênfigo em cães?

Atualizado em 21 novembro, 2016

O complexo pênfigo em cães é um grupo de doenças dermatológicas imunologicamente mediadas que fazem o sistema imunitário do cão atacar sua própria pele. O tratamento varia dependendo de qual a forma da doença está presente.

Conheça os melhores tratamentos para o grupo de doenças do complexo pênfigo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Pênfigo foliáceo

Pênfigo foliáceo, a forma mais comum, causa lesões crostosas em torno das orelhas, olhos, virilha, patas e nariz. O objetivo do tratamento é a supressão do sistema imunitário. A maioria dos casos é tratada com sucesso utilizando prednisona. A azatioprina pode ser usada juntamente com a prednisona, em casos onde o cão não responde bem somente à prednisona.

Loading...

Pênfigo eritematoso

Pênfigo eritematoso, a segunda forma mais comum, está intimamente relacionada com o pênfigo foliáceo, porém as lesões acontecem no rosto e orelhas. Pomadas que contêm glucocorticoides são tratamentos eficazes, assim como os suplementos de vitamina E.

Pênfigo vulgar

Pênfigo vulgar, a forma mais grave, provoca bolhas na virilha, ânus e vulva e no interior da boca e nariz. O pênfigo vulgar é difícil de tratar e muitas vezes é fatal. O tratamento é o mesmo do pênfigo foliáceo.

Pênfigo vegetante

O pênfigo vegetante é extremamente raro e existem poucos estudos sobre sua causa ou tratamento. Pomadas com glucocorticoides são um tratamento eficaz.

Aviso

Prednisona e azatioprina podem causar problemas de saúde quando utilizadas a longo prazo. É necessário monitorar o cão cuidadosamente com um veterinário para tratar essas doenças com sucesso.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...