Que adaptações um lagarto tem que o permite viver em desertos?

Lagartos se adaptam a seu ambiente

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Altas temperaturas, clima seco e areia tornam o deserto um lugar difícil de viver. Qualquer animal que vive aqui deve possuir características e comportamentos que permitem sua adaptação ao ambiente do deserto. Os lagartos conseguem isso através de uma variedade de mecanismos que anulam o calor, regulam sua temperatura corporal e fornecem os meios para sobreviver.

Metacromatismo

A habilidade de mudar de cor devido a variação de temperatura é chamada de metacromatismo. Eles não podem regulá-la internamente assim eles devem confiar no seu ambiente para mantê-la na variação correta. O metacromatismo ajuda-os a conseguir a regulação da temperatura interna. Quando ela esfria, o lagarto escurece. A cor escura aumenta a absorção de calor. Quando a temperatura do deserto aumenta, sua cor se torna mais clara, o que reflete o calor e mantém o lagarto mais frio.

Termorregulação

Enquanto o metacromatismo se relaciona a mudanças físicas para que os lagartos se adaptem ao deserto, a termorregulação envolve adaptações comportamentais que anulam o ambiente do deserto. Um exemplo é a orientação do corpo do lagarto ao ângulo do sol. Quando ele deita em uma pedra no sol, se é necessário aumentar sua temperatura corporal, ele se vira para os raios de sol mais fortes. Se é preciso esfriar, ele então se vira para longe do sol. Outro aspecto da termorregulação envolve a mudança da hora do dia para as atividades baseado no calor. Os efeitos do deserto são minimizados evitando a parte mais quente do dia e conservando energia.

Tocas

Lagartos usam tocas, ou buracos embaixo da terra, como um dos meios de se adaptar ao calor do deserto. Eles descem nessas tocas para escapar do calor. Eles podem usar as tocas como um abrigo temporário durante o calor do dia ou como uma técnica de sobrevivência de longo prazo. Os lagartos criam suas próprias tocas ou usam aquelas feitas por outros animais

Vida na areia

O lagarto com pés franjados que mora no Coachella Valley Preserve na Califórnia é um exemplo de um lagarto que se adaptou à vida na areia. O seu nome se refere as escamas nas suas patas traseiras, que se parecem com franjas. Essas escamas capacitam o lagarto a mover-se rapidamente pela areia, fornecendo tração no ambiente do deserto. Outras adaptações incluem escamas nos ouvidos para manter a areia no lado de fora e uma cabeça projetada para escavar rapidamente. A habilidade de desaparecer sem rastros embaixo da areia fornece proteção dos predadores. Adaptações especiais no nariz permitem a respiração embaixo da areia.

eHow Brasil
×