Quais os tratamentos para inflamações nos ligamentos do pé?

Escrito por casey kanen | Traduzido por eduardo horst maidana
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Quais os tratamentos para inflamações nos ligamentos do pé?
Lesões ligamentares são comuns em esportes (foot image by laurent gehant from Fotolia.com)

Os ligamentos são fibras de tecido fortes e flexíveis que conectam os ossos. Eles podem ficar inflamados tipicamente como resultado de uma lesão recente, como um estiramento causado por uma torção. Quando isso ocorre, o tecido ao redor do ligamento fica vermelho, edemaciado, doloroso e difícil de mover. Felizmente, como lesões como essas são comuns, os tratamentos são abundantes e simples.

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Tratamento

Para lesões leves, nas quais o ligamento foi lesionado, mas não rompido, o tratamento pode ser realizado em casa. Certifique-se de deixar o seu pé em repouso e não tentar mover o ligamento inflamado. Quando deitado, eleve o seu pé acima do nível do corpo. Aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço. Além disso, congele uma garrafa com 3/4 de água e role-a sobre os contornos do seu pé, para ajudar a aliviar a dor. Coloque uma toalha de papel ou um pano fino sobre o pé antes de aplicar o gelo, para prevenir queimaduras de frio. Se há dor ao movimentar, imobilize o pé com fita esportiva.

Existem vários medicamentos vendidos com ou sem prescrição disponíveis para reduzir o inchaço em ligamentos lesionados. Para casos leves, paracetamol pode reduzir a dor e ibuprofeno pode ser usado para reduzir a inflamação. Procure conselho médico antes de tomar analgésicos fortes, especialmente se o ligamento está de alguma forma rompido ou a dor não responde à medicação convencional.

Se o ligamento foi severamente lesionado, rompido parcial ou completamente, consulte um médico imediatamente. Uma cirurgia pode ser necessária para reconstruir ou substituir o tecido lesionado. Um aparelho de gesso é geralmente necessário mais manter o pé imóvel por um longo período de tempo. Além disso, o médico pode prescrever fisioterapia para combater a atrofia que ocorre naturalmente como resultado de lesões como inflamação dos ligamentos do pé.

Prevenção

Proteja os ligamentos do pé antes que eles sofram lesões ou fiquem inflamados. Use sempre sapatos adequados ao correr ou praticar esportes, certificando-se de que sejam do tamanho e formato adequados, aprimorando o contato do pé com o solo. Não ignore nenhum desconforto em qualquer parte do pé, especialmente se persistir por mais do que alguns minutos. Nunca continue a correr ou aplique pressão desnecessária em um pé lesionado. Isso pode causar mais danos, às vezes permanentes, aos ligamentos.

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