Quais são os tratamentos para um melanoma maligno de nível 5?

Escrito por john brennan | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para um melanoma maligno de nível 5?
Exposição extrema ao sol pode aumentar o risco de desenvolvimento de melanoma (sunburn image by Alex from Fotolia.com)

O melanoma é um câncer das células produtoras de pigmento da pele. É a forma mais perigosa de câncer de pele. Se detectado precocemente, a taxa de sobrevivência é alta. Se a doença tiver progredido ou se espalhado para outros órgãos no momento em que é diagnosticada, no entanto, torna-se muito mais difícil de tratar com êxito. Cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e, por vezes, radioterapia são todas tratamentos para um melanoma nível 5.

Outras pessoas estão lendo

Níveis e estadiamento

Os médicos usam alguns sistemas diferentes para classificar um tumor, dependendo de quanto ele progrediu no momento do diagnóstico. TNM (tumor, nódulo, metástase) categoriza o câncer pelo tamanho do tumor, extensão da metástase e grau em que acometeu os gânglios linfáticos. A classificação TNM é usada para atribuir um estágio, em que o estágio I é o menos avançado e o IV o mais avançado. Outra forma comum de classificar um melanoma maligno é o uso do nível de Clark de classificação de invasão. No nível I, o câncer continua confinado à epiderme (a camada mais externa da pele), enquanto que o nível V significa que o tumor cresceu profundamente na pele e invadiu o tecido subcutâneo, a camada de gordura debaixo da derme. A taxa de sobrevivência de cinco anos no nível 5 de Clark é estimada em 55%, embora a classificação de Clark sobre invasão não seja considerada um preditor independente de resultado e seja geralmente utilizada em combinação com outras classificações.

Cirurgia

O tratamento mais comum para o melanoma maligno de nível V é a cirurgia para extirpar o tumor primário. Tipicamente, o cirurgião irá remover uma margem de pele normal em torno do crescimento, a fim de assegurar que seja completamente removido. Se o tumor já tiver se espalhado para os gânglios linfáticos, o cirurgião pode removê-los também.

Quimioterapia e imunoterapia

A quimioterapia é um tratamento comum para o melanoma avançado. Em doentes com tumores de grau V, é muitas vezes usada para ajudar a reduzir o número de células cancerosas, em combinação com a cirurgia. Se o tumor estiver confinado a um membro – por exemplo, a um braço ou uma perna – e ainda não apresentou metástase, alguns médicos podem experimentar um procedimento chamado perfusão isolada de membro, em que o fluxo de sangue no membro fica temporariamente interrompido por um torniquete de modo que os fármacos da quimioterapia afetem apenas o membro e não outras áreas do corpo. A imunoterapia (também chamada de bioterapia), uma outra abordagem para o tratamento de câncer de nível V, envolve a administração de agentes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para que ele possa lutar contra o tumor. Os efeitos colaterais são semelhantes aos sintomas da gripe.

Radioterapia

Se o câncer já tiver feito metástase, os médicos podem recorrer à radioterapia, uma abordagem que utiliza radiação de alta frequência, como os raios-X, para atacar as células cancerosas. A radioterapia não parece ser muito eficaz em prolongar a sobrevivência de pacientes com melanoma metastático, mas pode ajudar a aliviar a dor causada pelo câncer e reduzir o tamanho do tumor também.

Ensaios clínicos

Embora o nível V seja mais difícil de tratar com sucesso do que os níveis menos avançados, um dos preditores mais importantes é saber se a doença já fez metástase (invasão de outros órgãos do corpo). O melanoma metastático é muito difícil de ser tratado eficientemente com as técnicas atuais, embora muitos pesquisadores estejam buscando uma variedade de abordagens que possam resultar em um tratamento mais eficaz. Dependendo de sua condição, você pode ser elegível para se inscrever em um ensaio clínico de uma dessas terapias experimentais. O site ClinicalTrials.gov é um recurso útil que fornece um banco de dados pesquisável de ensaios clínicos em curso nos Estados Unidos. Um link para o site aparece na seção de Recursos abaixo. Para mais informações sobre ensaios clínicos ou sobre como escolher o melhor tratamento, fale com o seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível