Mais
×

Quais os tratamentos da meningite em cães?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A meningite é a infecção das meninges ou membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal que afeta animais e seres humanos. Nos cães, os tratamentos para a meningite variam com base no tipo de infecção.

A meningite é a infecção das meninges ou membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Causas da meningite

A causa principal da meningite determinará o tipo de infecção, tendo-se assim a meningite bacteriana ou viral. Os veterinários não entendem completamente o que causa o terceiro tipo, a meningite asséptica, mas acreditam que a doença ocorra quando o sistema imunológico de um cão ataca as próprias meninges.

Medicamentos

Para a meningite bacteriana em cães, os médicos veterinários geralmente prescrevem antibióticos como a ampicilina, metronidazol, tetraciclina, trimetoprim ou fluoroquinolonas, enquanto a meningite asséptica é tratada com corticosteroides, como a prednisona. Os medicamentos como o itraconazol ou fluconazol são mais comuns contra as infecções fúngicas de meningite, de acordo com o Manual Merck Veterinário.

Função

Os medicamentos utilizados para o tratamento da meningite fúngica e bacteriana funcionam enfraquecendo as células do organismo causadoras da infecção, permitindo que o sistema imunológico de um cão as destrua. Os corticosteroides suprimem o sistema imunológico, diminuindo a gravidade da meningite asséptica.

Período da doença

No caso da meningite asséptica, os cães normalmente começam a responder à medicação dentro de 24 a 48 horas, embora o tratamento com corticosteroides continue por vários meses, de acordo com o site PetPlace.com. Já se tratando da meningite bacteriana e fúngica, os cães nem sempre respondem ao tratamento e podem morrer, de acordo com o Manual Merck Veterinário.

Considerações

Todos os tipos de meningite canina têm o potencial para voltar a ocorrer, mesmo se o tratamento inicial for bem sucedido. Em tais casos, os veterinários repetem o tratamento ou utilizam um tipo diferente de medicamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article