Quais são os tratamentos para placa em aorta abdominal?

Escrito por crystal welch | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para placa em aorta abdominal?
Hábitos não saudáveis podem contribuir para o início de aterosclerose (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Os tratamentos para a placa em aorta abdominal vão desde os métodos naturais, como fazer alterações no estilo de vida, até submeter-se à cirurgia. O tratamento depende de sua situação individual e da gravidade da formação da placa. Em termos médicos, a formação de placa é conhecida como aterosclerose. Segundo a America Heart Association, ela ocorre quando depósitos, como de colesterol, se acumulam no revestimento das paredes aórticas. Hábitos não saudáveis podem contribuir para o início dessa doença lenta e complexa.

Outras pessoas estão lendo

Mudanças no estilo de vida

Modifique seu estilo de vida. Muitas vezes, mudanças positivas no estilo de vida são a primeira linha de defesa no tratamento da placa em aorta abdominal, ou aterosclerose, de acordo com a Mayo Clinic e a American Heart Association (AHA). As alterações do estilo de vida podem reduzir os fatores de risco e prevenir mais desenvolvimentos de placas.

Consuma uma dieta saudável para o coração. Reduza seus níveis prejudiciais de colesterol (lipoproteínas de baixa densidade ou LDL). Uma maneira de fazer isso é começar a ingerir uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais. Consuma proteína com baixo teor de gordura, como peixe ao invés de carne vermelha, por exemplo. Esqueça os alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras e fast-foods. Escolha óleos saudáveis para a saúde das variedades mono e/ou poli-insaturados. Faça uso preferencial de métodos a vapor, escaldamento, grelhados ou assados na cozinha. Alimentos contendo gorduras trans são notáveis por aumentar o mau colesterol e causar o desenvolvimento de placas. A Mayo Clinic recomenda evitar todos os alimentos com gorduras trans.

Exercite-se mais. A AHA recomenda 30 minutos de atividade física moderadamente ativa pelo menos cinco vezes por semana. Alguns exemplos de exercícios moderadamente ativos são: caminhada, ciclismo, cortar grama, remo, dança e jardinagem. Esse é o nível necessário para receber benefícios cardiovascular, como a redução de formação de placa.

Reduza outros riscos. Pare de fumar, pois o uso de tabaco aumenta a gravidade do câncer e do diabetes. Diminua sua pressão sanguínea por meio de meditação e respiração profunda. Medite, procurando um lugar silencioso e eliminando todos os pensamentos de sua mente. Concentre-se apenas em sua própria respiração. Conte as respirações.

Se necessário, perca peso. Limite o consumo de álcool. Controle o diabetes e os níveis de açúcar sanguíneo por meio de alimentação saudável, exercícios, usando o controle de porção, mantendo um peso saudável e regulando seus níveis de insulina.

Medicações

Tome as medicações prescritas. Várias medicações são prescritas para ajudar a tratar a placa em sua aorta abdominal. A medicação depende de sua situação individual. Com esperado, sabe-se que as medicações para reduzir o colesterol, como as estatinas e os fibratos, levam à formação de placa. Busque ativamente reduzir seu colesterol LDL, o que pode reduzir, prevenir ou reverter o acúmulo de placa em sua artéria aorta abdominal (assim como em outras artérias), segundo a AHA. No que se refere a medicações para a pressão sanguínea, pode lhe terem sido prescritos os bloqueadores de canal de cálcio, betabloqueadores ou inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina) para ajudar a reduzir a progressão do desenvolvimento de placa na aorta abdominal, segundo a Mayo Clinic.

Ao tomar medicações anticoagulantes, esses afinadores do sangue, ou anticoagulantes, como heparina ou Coumadin (varfarina) podem ajudar a prevenir a formação de coágulos.

Na classe de drogas antiplaquetárias, a aspirina pode ser recomendada como uma maneira de tratar a placa de sua aorta abdominal em razão de seus componentes antiplaquetários, que previnem a formação de placas.

Cirurgia

Dependendo da gravidade da placa em sua aorta abdominal, podem ser recomendadas diferentes opções cirúrgicas.

A cirurgia de aorta abdominal envolve a inserção de um cateter (um tubo longo e fino) na parte estreitada de sua aorta abdominal. O balão do cateter é inflado, resultando em compressão da placa contra as paredes abdominais. A artéria é mantida aberta, pela manutenção do tubo em seu interior.

Reparo de aneurisma endovascular (RAEV). Essa cirurgia envolve fazer uma incisão em sua área inguinal e inserir o enxerto de um stent via artéria femoral. O aneurisma é reparado ou removido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível