Mais
×

Quais são os tratamentos para poros abertos e cicatrizes de acne?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As cicatrizes de acne e poros grandes são duas das aflições de pele mais persistentes e frustrantes que afetam homens e mulheres de todas as idades. É possível reduzir o tamanho dos poros e as cicatrizes deixadas pela acne, e não é uma tarefa tão complexa quanto parece. Não há garantias, mas com um pouco de pesquisa e paciência você pode obter ótimos resultados!

Tratar os danos da pele não é uma batalha perdida (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Características

De acordo com o site CareFair.com (em inglês), as cicatrizes de acne podem ser marcas vermelhas temporárias que desaparecem com o tempo (entre seis e 12 meses) ou cicatrizes mais permanentes que se desenvolvem na medida em que a pele tenta curar, dobrando sobre si mesma e deixando buracos e/ou manchas. Os poros grandes, por outro lado, podem ser causados pela genética, idade, alimentação ou pelo regime de cuidados da pele.

As frutas cítricas podem ajudar a reduzir os poros e clarear as cicatrizes (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Prevenção e solução

Há esperança para revitalizar a sua pele! Para minimizar as cicatrizes de acne e poros grandes e abertos, não esprema a sua pele (obtenha um produto facial especial para extrações), use produtos de limpeza abrasivos e um regime de cuidados da pele consistente que seja composto por ingredientes próprios para clarear as manchas (ácido alfa-hidroxi e hidroquinona) ou remédios naturais, como a inclusão de frutas cítricas na sua alimentação e na sua pele (limões, laranjas, pepino, vitamina C e vitamina E). Também existem tratamentos mais agressivos como peelings químicos, tratamentos a laser e microdermoabrasão. Pode ser especialmente útil usar um esfoliante suave e uma máscara à base de argila uma vez por semana, pois pode reduzir o tamanho dos poros e remover a superfície da pele morta para acelerar o processo de cura das cicatrizes. Para encobrir o problema, use uma maquiagem mineral à base de creme que ajude a uniformizar o tom da pele e não entre nos poros.

Não precisa custar muito para ter uma pele radiante e impecável (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Advertência

Não é preciso sofrer um impacto no seu bolso nem na sua saúde para suavizar os poros e livrar-se das cicatrizes. Procure produtos que se encaixem no seu orçamento e suas preocupações com a saúde (químicos ou naturais) e certifique-se de ler os avisos que incluem algum ingrediente de branqueamento ou clareamento que seja arriscado.

Período

Seja paciente com qualquer produto que tiver escolhido. As cicatrizes de acne e os poros podem levar dias, semanas, meses ou mesmo anos para melhorarem, e os produtos podem afetar cada pessoa de forma diferente. Por outro lado, não tenha medo de tentar um novo produto se o que você está usando não tiver mostrado resultados dentro de seis a oito semanas. Anime-se e saiba que você pode se livrar de muitos desses inimigos teimosos!

Equívocos

Muitas pessoas acreditam que as cicatrizes da acne e os problemas com os poros afetam apenas os adolescentes ou jovens, mas, infelizmente, esse não é o caso. A acne e todos os seus complementos são aflições que têm iguais oportunidades. De acordo com o site Medicine.net, a acne pode atacar as pessoas de qualquer idade entre os dez e os 40 anos. Essas problemas de pele variam em gravidade, sintomas e duração.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article