Mais
×

Quais são os tratamentos para o rompimento da cartilagem do joelho?

Atualizado em 17 abril, 2017

O rompimento da cartilagem do joelho pode impedir gravemente o funcionamento normal da articulação e causar muita dor. Tratar esse problema adequadamente ajuda a acelerar a recuperação e evitar complicações.

Tratamento conservativo

Quando o rompimento da cartilagem não é grave e não causa muita dor ou problemas de mobilidade, os analgésicos vendidos sem receita e mudança nas atividades são recomendados.

Injeção na articulação

A dor e irritação causadas pelo rompimento da cartilagem do joelho podem ser reduzidas e administradas com uma injeção na articulação. Isso envolve injetar um corticosteroide -- um agente anti-inflamatório muito poderoso --, no local da lesão.

Cirurgia artroscópica

A cirurgia artroscópica é usada para aparar ou consertar a área da lesão. Procedimento relativamente simples, envolve inserir uma câmera minúscula na articulação para visualizar suas superfícies, de modo que pequenos objetos cirúrgicos podem ser usados para consertar o local.

Remoção da cartilagem

Quando o rompimento é grave ou está causando muita dor e irritação, uma cirurgia pode remover a porção danificada da cartilagem. Em alguns casos, toda a cartilagem que reveste a lateral do joelho é removida.

Considerações finais

O rompimento da cartilagem do joelho muitas vezes desencadeia mudanças degenerativas na articulação com o passar do tempo. A osteoartrite, que é uma forma desgastante da artrite, é uma ocorrência comum que acontece após muitas lesões no joelho, incluindo o rompimento da cartilagem.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article