Quais são os tratamentos para rompimento do menisco medial?

Escrito por duane craig | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para rompimento do menisco medial?
Os meniscos estão localizados no espaço entre os ossos do joelho (knee X-ray image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Os meniscos, dois pedaços de cartilagem em forma de "C" no joelho, formam um amortecedor entre os ossos da tíbia e do fêmur. O menisco medial, na parte interna do joelho, fornece extensão e estabilidade para a articulação, atua como um amortecedor de impacto e ajuda na lubrificação dessa região. A flexão excessiva ou a torção da articulação do joelho são as causas mais comuns de rompimento dessas estruturas. Os sintomas de ruptura do menisco medial são dor, bloqueio da articulação e joelho travando repetidamente.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento não cirúrgico

Os tratamentos não cirúrgicos reduzem os sintomas e protegem a articulação de novas lesões. Use muletas para evitar colocar todo o seu peso sobre o joelho e uma joelheira ou uma ligadura para evitar mais danos na região. Usar uma compressa de gelo reduz a inflamação e o inchaço. Faça uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) para diminuir a dor e inchaço e limite a atividade física para permitir que o tecido adjacente à lesão tenha tempo para cicatrizar. Fazer sessões de fisioterapia ajudam a recuperar a força na perna e na articulação. A aplicação de ultrassom, estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), eletroterapia e de massagem reduzem a dor e a inflamação e aceleraram o processo de cicatrização de rompimentos pequenos.

Cirugia

A meniscectomia parcial é um procedimento cirúrgico que remove somente a seção rompida do menisco. O local do rompimento é um fator limitante. Geralmente, o ortopedista realiza o procedimento por artroscopia, um exame e procedimento de correção do interior da articulação, que é realizado introduzindo um tubo fino, que abriga uma câmera (o artroscópio), em uma pequena incisão perto da articulação. Os instrumentos cirúrgicos são inseridos através de outras pequenas incisões para remover os fragmentos do menisco e suavizar as bordas desgastadas. A idade, o local do rompimento e a saúde geral do paciente são fatores que o médico ortopedista deve considerar. Os cirurgiões geralmente tentam evitar uma meniscectomia total, a remoção do menisco inteiro, por causa do risco elevado de osteoartrite.

Os ortopedistas também podem fazer a correção do menisco abrindo o joelho com uma incisão. Os riscos associados à cirurgia incluem infecção, lesões nos nervos, formação de coágulos de sangue, lesão na articulação e complicações da anestesia.

Quais são os tratamentos para rompimento do menisco medial?
A cirurgia às vezes é uma boa opção para uma pessoa com problemas no menisco (young surgeons image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

Tratamentos alternativos

A técnica de soldagem meniscal utiliza raios laser para remover os meniscos. Outro procedimento, a substituição parcial do menisco, usa um dispositivo projetado para estimular a regeneração do tecido meniscal, com a finalidade de substituir o material hospedeiro danificado.

Reabilitação

A idade e a saúde da pessoa, bem como o quanto o joelho será exigido fisicamente após o procedimento cirúrgico, são todos fatores considerados no processo de reabilitação. Normalmente, após a cirurgia o paciente deverá ter um período de descanso, fazer caminhadas e exercícios. Muitas pessoas que são submetidas à cirurgia artroscópica são capazes de suportar peso um ou dois dias depois da cirurgia. Elas podem retornar às atividades regulares entre duas a quatro semanas após o procedimento cirúrgico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível