Quais são os tratamentos para sarna em cachorros?

Escrito por lorrell kay | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A sarna é um tipo de ácaro que se aloja na pele do seu cachorro, causando coceira e perda de pelos. A sarna também é conhecida como escabiose. Ela é altamente contagiosa e pode ser passada de cachorros para pessoas. Ao tratar seu cachorro com sarna, é importante tratar todos os animais em sua casa ao mesmo tempo. Cachorros e outros animais, como gatos, podem carregar sarna por semanas antes que os sintomas sejam perceptíveis.

Outras pessoas estão lendo

Diagnóstico

Se você acha que seu cão tem sarna, a primeira coisa a fazer é obter o diagnóstico de um veterinário. Ele irá fazer uma raspagem de pele para examinar outras condições, como alergias, e identificar o tipo de ácaro que seu cachorro possa estar carregando. É importante se assegurar de que você está lidando com sarna, pois os tratamentos são diferentes para cada tipo de ácaro que possa estar afligindo seu cachorro.

Banhos

Dar banhos para tratar de sarna pode ser uma tarefa nada prazerosa para você e seu cão. Os banhos são efetivos, mas deve-se fazer contato direto com o ácaro. Isto quer dizer que, se seu cachorro tem sarna ao redor dos olhos ou boca, você deve ter extremo cuidado ao aplicar o banho. Estes podem ser perigosos para os humanos e não deve ser usada em seu cão se tiver menos de 12 semanas de vida, for muito velho ou não tiver a saúde muito boa.

A maioria dos banhos contém um inseticida como permetrina ou organofosfato. Os banhos que tenham uma solução de enxofre também são efetivos. Ao usar um banho para tratar de sarna, você deve banhar seu cachorro a cada duas semanas em um período de 6 semanas.

Tratamentos locais

Tratamentos tópicos são altamente efetivos para eliminar a sarna e só necessitam de um tratamento mensal simples. Estes tratamentos também tem bons efeitos residuais e podem ajudar a prevenir infestações no futuro. Você aplica estes tratamentos numa área pequena, normalmente nas costas do seu cão, e ele é absorvido até o fluxo sanguíneo.

Selamectina é uma solução tópica aplicada uma vez por mês. Ela é aplicada como um tratamento local e é absorvida na pela. Como um benefício a mais, a selamectina também dá proteção contra pulgas, ácaros de orelha e vermes.

O Fipronil é outro tratamento local e pode ser encontrado em produtos como Frontline e Frontline Plus. Além de matar pulgas e carrapatos, o fipronil é altamente efetivo para tratar de sarna.

Tratamentos "off-label"

Há dois tratamentos para vermes que também vem sendo efetivos para tratar de sarna. Ivermectin é um tratamento que costuma ser usado "off-label", que significa que é um produto que pode tratar uma condição para a qual não foi aprovada. Ivermectin é efetivo para tratar de sarna, mas é para ser usada apenas sob supervisão do veterinário. Alguns cães, especialmente raças de cães pastores como collies e sheepdogs, são sensíveis ao Ivermectin. Uma reação severa ao remédio pode causar a morte do animal. Se seu cachorro for de raça pastoril ou demonstrar sensibilidade ao Invermectin, seu veterinário pode usar milbemicina como uma alternativa mais segura.

Xampus

Outro método para eliminar a sarna é usando um xampu medicinal. Estes contêm inseticidas e devem ser aplicados semanalmente por, no mínimo, um mês. Estes xampus estão disponíveis em versões com ou sem receita. As que necessitam de receita custam mais, porém contém concentrações maiores de inseticida.

Prevenção

Para evitar que seu cachorro volte a ter sarna, é importante tratar os locais onde seu cachorro dorme com um spray de inseticida. Se se cão vive dentro de casa, você deve também tratar todas as áreas acarpetadas. Se seu cachorro entra em contato com outros cães, é impossível prevenir completamente todas as infestações. Usar um produto com bons efeitos residuais ou a longo prazo podem ajudar a minimizar o risco de seu cão de pegar sarna.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível