Saúde

Quais são os tratamentos para uveíte em cães?

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por natalia peres
Quais são os tratamentos para uveíte em cães?

A uveíte é uma doença que também atinge os cães e deve ser tratada com urgência

dog image by Bobi from Fotolia.com

Uveíte canina é uma inflamação da úvea, ou camada média do olho. Ela é causada por uma série de condições, incluindo cinomose, hepatite, traumas, catarata, tumores e numerosas infecções bacterianas e fúngicas. Uveítes podem rapidamente levar ao glaucoma e à cegueira, e são consideradas emergências médicas. O tratamento para a doença se concentra na redução imediata da inflamação e da eliminação da condição subjacente primária.

Sintomas da uveíte canina

Os sintomas da uveíte canina incluem dor, nebulosidade e vermelhidão nos olhos, além de estrabismo incomum e produção de lágrima. Seu cão pode também apresentar sangramento no olho, perda de visão e uma mudança na cor da íris. Se algum destes sinais aparecer, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.

Tratamento com corticosteróides

Se o seu cão for diagnosticado com uveíte, o veterinário irá iniciar o tratamento controlando a pressão do olho causada pela inflamação. Se a córnea de seu cão estiver intacta, versões tópicas de corticosteroides dexametasona e prednisolona são normalmente utilizadas para este fim. Esses medicamentos também penetram através da córnea, e são normalmente muito eficazes. Dependendo da gravidade da condição do seu cão, as aplicações de tratamento individual podem ser prescritas em qualquer quantidade entre duas e seis vezes por dia. A atropina tópica pode ser feita quatro vezes por dia para reduzir a dor do seu cão. Se o seu veterinário determinar que a perda de visão está se aproximando rapidamente, ele pode prescrever corticosteroides sistêmicos, ou internos, para proporcionar uma resposta anti-inflamatória mais rápida. Exemplos comuns incluem a prednisona e prednisolona. Antes de usar esses medicamentos, o veterinário irá testar para ter certeza de que não há infecções fúngicas ou bacterianas presentes. Normalmente, os corticosteroides sistêmicos são ministrados duas vezes por dia, com doses que vão diminuindo com o desaparecimento da inflamação. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de corticosteroides, que são subconjuntivais injetados diretamente por baixo da conjuntiva, ou a superfície exterior do olho. A medicação comum para essa abordagem inclui dexametasona, triancinolona e acetato de metilprednisolona. Algum dano adicional pode acontecer com o olho se esse procedimento for realizado de forma inadequada, e se o seu médico escolher este método, ele tomará medidas adicionais para garantir que o seu cão não se mova durante o procedimento.

Tratamento AINE

As medicações anti-inflamatórias não esteroides tópicas (AINE) podem ser usadas se o seu cão tiver danos na córnea. As opções comuns incluem suprofeno, diclofenaco, indometacina e flurbiprofeno. Em alguns casos, esses compostos podem diminuir a inflamação de forma mais rápida do que os corticosteroides. AINEs sistêmicos também podem ser utilizados para o tratamento. Escolhas mais comuns incluem a aspirina, cetoprofeno, carprofeno e ácido tolfenâmico. Geralmente, os AINEs sistêmicos causam menos efeitos adversos do que os corticosteroides sistêmicos. Embora seja comum combinar estes medicamentos com corticoide tópico ou subconjuntival, o veterinário nunca deve usá-los com corticosteroides sistêmicos.

Complicações e causas subjacentes

Uma vez que a inflamação e a dor são controladas, o veterinário irá começar a tratar a causa subjacente da uveíte do seu cão. Os métodos irão variar de acordo com a circunstância particular do animal. Se a uveíte do seu cão não responde ao tratamento inicial, ou se permanece depois que qualquer infecção subjacente tenha sido resolvida, o veterinário pode prescrever medicamentos imunossupressores para reduzir a inflamação. As opções incluem ciclosporina e azatioprina. Consulte o seu veterinário para os detalhes de todos os medicamentos e procedimentos utilizados para combater a uveíte do seu cão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media