Mais
×

Quais são os tratamentos para vermes oculares em galinhas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Galinhas são expostas a vermes oculares por comer baratas infectadas com eles. As baratas comem fezes de galinha cheias de ovos de vermes que eclodem dentro de seus corpos e se tornam larvas. As galinhas depois ingerem as baratas infectadas. Os vermes migram através do esôfago do frango e através dos dutos para os olhos. Eles nadam dentro do olho da ave. Trate o problema utilizando métodos de prevenção e intervenção médica.

Vermes de olho podem ser evitados por controle da população de baratas em habitats de frango (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas

Os sintomas da presença do verme de olho nas galinhas incluem olhos lacrimejantes e inchados e pálpebras grudadas. Pus se forma no canto do olho em que o verme vive. Verifique o canto do olho do frango para ver os vermes. A visão dele fica prejudicada sem o tratamento adequado. O pássaro começa a arranhar o olho infectado com a ponta de sua asa. As galinhas com casos graves de vermes oculares podem arranhar tanto o olho afetado que chegam a arrancá-lo.

Medicamentos sem prescrição

Vermes oculares em frangos são tratados em sua maioria por um medicamento chamado VetRx. O VetRx está disponível em pet shops. Adicione 1 colher de chá de VetRx a um copo de água muito quente. Administre o tratamento no frango, mantendo o pássaro debaixo do braço. Abra a boca do animal e gire-o para baixo para que a fenda no céu da boca seja vista. Umedeça um cotonete na solução quente e aplique-o diretamente na fenda. O VetRx sairá de ambos os lados do bico e pus drenará a partir dos olhos. Limpe o pus dos olhos do frango e deixe-o descansar. Repita até que ele esteja livre dos vermes oculares.

Remoção cirúrgica

Os veterinários removem os vermes do olho primeiramente administrando um anestésico local. O médico segura a cabeça do frango de forma rígida e insere as pontas cegas de pinças abaixo da membrana nictitante do olho, que é o interior da pálpebra fina do animal. O veterinário continua esse processo até que todos os vermes visíveis sejam removidos, em seguida, acrescenta uma ou duas gotas de solução de Cresol. O olho é lavado com água morna para remoção de detritos remanescentes.

Prevenção

Previna a infecção por vermes de olho em frangos através da sanitização da área em que vivem, fazendo-se limpeza e desinfecção dela regularmente. Coloque as galinhas em arame acima do nível do solo para evitar que sejam expostas a baratas e fezes contaminadas. Controle a população de baratas usando pesticidas aprovados para uso em áreas onde as galinhas vivem. Separe as aves por faixa etária, já que as mais velhas podem transportar parasitas e não apresentar sintomas. Mantenha os frangos separados de outras aves. Observe atentamente em busca de sinais de vermes oculares e procure tratamento imediatamente para evitar cegueira.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article