O metilfenidato, substância ativa da Ritalina e do Concerta, é um estimulante. Algumas pessoas abusam do metilfenidato, que obtém com ou sem prescrição médica. Esse ato é uma ameaça à vida. Todavia, existem tratamentos para o vício em Ritalina.
Desmame da droga
Diminuir a dosagem do metilfenidato para amenizar os sintomas de abstinência é um dos tratamentos possíveis, de acordo com o National Institute on Drug Abuse. Esse processo geralmente requer acompanhamento médico, mesmo a abstinência de medicamentos de venda controlada não sendo fatal.
Clínicas de reabilitação
Se a dependência em Ritalina for grave, uma internação em um centro de reabilitação pode ser necessária. Essas clínicas podem ser encontradas através de pesquisas na internet. Se você estiver nos Estados Unidos, há um localizador de centros de reabilitação gratuito, oferecido pelo Department of Health and Human Services.
Terapia
Psicoterapia tradicional ou processos especializados como a terapia cognitivo-comportamental são recomendadas na luta contra o vício em metilfenidato, conforme o National Institute on Drug Abuse.
Grupos de apoio
Grupos de apoio podem ser úteis na superação de um vício em Ritalina. De acordo com o site MedlinePlus, os Narcóticos Anônimos oferecem apoio emocional de outros adictos em recuperação.
Aviso
Aqueles que não buscam tratamento para o vício em metilfenidato e continuam abusando da droga correm o risco de sofrer um infarto ou insuficiência cardíaca, apresentar temperaturas altas e convulsões, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.