on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os três principais desertos da Austrália?

Atualizado em 17 abril, 2017

A Austrália é um dos países mais secos do mundo. Aproximadamente 50% de sua área recebem menos de 250 mm de chuva por ano. Mais de 18% do continente, ou 1.370.103 km², é árido. A maior parte de seus desertos se encontram nas regiões ocidental e central do país, incluindo os três maiores.

Os três maiores desertos da Austrália ocupam 876.167 km² do país (Australia image by Stefano Maccari from Fotolia.com)

Grande Deserto de Vitória

O Grande Deserto de Vitória é o maior da Austrália. Localizado no sudoeste do país, ele cobre uma área de 424.499 km², mais ou menos o tamanho da Califórnia. Seu terreno possui dunas, planícies, áreas rochosas, desfiladeiros e penhascos. A vegetação é abundante, considerando que só chove de 150 a 250 mm por ano. Acácias, eucaliptos e grama spinifex são comuns. A vida selvagem também é rica e conta com mais de 100 espécies de répteis. É possível encontrar ainda toupeiras marsupiais, Notomys amplus (roedor) e dingos (lobo). Quatro grupos aborígenes vivem dentro dos limites da região, cujo clima no verão varia entre 32 e 40 ºC e no inverno entre 17 a 23 ºC. Geadas são comuns.

Loading...

Grande Deserto Arenoso

O Grande Deserto Arenoso é o segundo maior da Austrália. Localizado no oeste do país, ele cobre uma área de 267.260 km², mais ou menos o tamanho do Colorado. Seu terreno possui dunas, planaltos, lagos salgados e colinas baixas, e sua vegetação é dominada por grama spinifex, com a presença de acácias, eucaliptos e carvalhos do deserto em algumas áreas. A média de chuva anual no norte é de 300 mm, enquanto no sul é de 250 mm. Os seres vivos do Grande Deserto Arenoso são os camelos selvagens, os cangurus vermelhos e o lagarto diabo-espinhoso. Esse deserto é também casa do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, popular entre turistas que vão lá à procura do monólito Uluru. O verão registra altas temperaturas, que ficam entre 38 e 42 ºC; no inverno, elas variam entre 25 e 30 ºC. Geadas são raras.

Deserto de Tanami

O Deserto de Tanami é o terceiro maior da Austrália. Localizado ao norte do país, cobre uma área de 184.407 km², mais ou menos o tamanho do estado de Washington. Seu terreno é amplamente constituído por baixas elevações e colinas rochosas. A região norte possui planícies arenosas, em grande parte cobertas por grama spinifex. É possível encontrar ainda vegetações como pequenos arbustos de acácia e grevilleas de floração vermelha. A média de chuva anual é de 400 mm. Os animais que habitam a região são o falcão-cinzento, o pato sardento, o planigale de cauda longa e o Pseudomys nanus (roedor). A temperatura no parque durante o verão fica entre 36 e 37 ºC, enquanto no inverno a média é de 25 ºC. Geadas não são incomuns.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...