Quais são as três principais finalidades da mitose?

Escrito por drew lichtenstein | Traduzido por marcelo couto
Quais são as três principais finalidades da mitose?

A mitose é o processo pelo qual uma célula passa quando se divide em duas novas

mitosis image by caironbohemio from Fotolia.com

A mitose é o processo pelo qual uma célula passa quando se divide em duas novas. O objetivo principal da mitose é o crescimento, pois é através desse processo que um organismo passa de uma única célula para trilhões. Em um organismo multicelular completamente desenvolvido, a mitose também serve para reparar células danificadas. Além disso, existe um terceiro objetivo mais específico, que consiste em criar células específicas para reprodução, através de um processo chamado "meiose".

Outras pessoas estão lendo

Finalidade da mitose: crescimento

Em organismos multicelulares, a mitose é essencial para o seu crescimento. Ela faz um organismo ir de uma única célula, fundida a partir de um espermatozoide e um óvulo, até bilhões de células, todas com o mesmo código genético. Entretanto, células diferentes de outras partes do corpo possuem algumas partes desse código ligadas ou desligadas de acordo com a sua função. Organismos unicelulares também passam por um processo similar de mitose, mas, nesse caso, é estritamente para reprodução; como todo o organismo é uma célula, criar uma nova é o mesmo que fazer um novo organismo. Esse processo é chamado de "fissão binária".

Finalidade da mitose: reparar

De acordo com a Universidade Estadual do Arizona, em média, um ser humano adulto possui entre 60 e 90 trilhões de células. No entanto, a mitose não para quando um organismo está completamente desenvolvido, pois a outra finalidade desse processo é reparar e substituir continuamente as células danificadas para garantir a função saudável dos órgãos. Por exemplo, o tempo de vida médio de uma hemácia é de cerca de 4 meses; portanto, devem ser substituídas continuamente.

Passos da mitose

A mitose ocorre em cinco passos. A primeira é a interfase, na qual os cromossomos (que carregam o código genético na célula) fazem uma cópia de si mesmos dentro da célula, com as duas cópias presas uma à outra. A segunda é a prófase, que é quando os cromossomos encurtam e se enrolam. Já a terceira fase, chamada metáfase, é quando os cromossomos se alinham no centro da célula. O quarto passo é a anáfase, na qual os cromossomos se separam um do outro e se movem para extremidades opostas. Finalmente, na telófase, a célula se divide em duas cópias idênticas.

Meiose

A meiose é uma forma alternativa da mitose, e seu objetivo principal é criar células reprodutivas nos testículos ou ovários. O motivo da meiose ser diferente da mitose é porque ela deve criar células que contenham metade dos cromossomos da mitose; portanto, quando uma célula é fertilizada, possui a quantia adequada de cromossomos, com metade do pai e a outra metade da mãe. Para assegurar que isso aconteça, a meiose possui três passos extras, conhecidos como prófase II, metáfase II e telófase II, e acaba criando quatro células, ao contrário do padrão de duas na mitose.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media