×
Loading ...

Quais são os três tipos de governo existentes hoje?

Atualizado em 22 julho, 2017

O governo é a entidade organizacional que administra ou governa os acontecimentos e direção política de uma comunidade ou sociedade. Grupos de comunidades e sociedades comumente denominadas de nações soberanas empregam um dentre os três tipos de governo existentes. São eles: a democracia, a monarquia, e a ditadura.

Eleições são um elemento essencial da democracia (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Democracia

A democracia é o governo do povo. Representantes do povo são eleitos através de um processo eleitoral livre e irrestrito. Esses agentes, escolhidos pela vontade popular, são os que elaboram e fazem cumprir as leis. Os cidadãos das democracias normalmente não se dividem em castas especiais e usufruem de direitos e privilégios iguais para todos. As democracias também são repúblicas, que são qualquer governo que não seja liderado por um rei, uma rainha ou por qualquer outro monarca. Exemplos de democracias incluem os Estados Unidos, a França e o Brasil.

Loading...

Tipos de democracia

As democracias podem se organizar basicamente de dois modos distintos. Um deles é o sistema presidencialista e o outro é o sistema parlamentarista. No primeiro, um presidente é eleito diretamente pelo povo para liderar o governo. No segundo, o povo elege membros para o Poder Legislativo e estes, por sua vez, então escolhem um deles para encabeçar o Poder Executivo. O escolhido é conhecido como Primeiro Ministro. Os Estados Unidos e o Brasil seguem o regime presidencialista, enquanto que o Reino Unido adota o parlamentarista.

Monarquia

Uma monarquia é uma forma de governo liderada por um rei ou rainha. O poder não é concedido ao monarca pelo povo, mas sim herdado. Com a morte do monarca, o poder é transferido ao seu filho ou filha. As monarquias eram comuns há muitos anos, mas hoje se tornaram mais raras. A Arábia Saudita é uma dentre as poucas que restam hoje. O Reino Unido é exemplo de uma monarquia parlamentarista. A rainha é a chefe de Estado ostensiva, sendo responsável pelo desempenho de funções cerimoniais, mas o poder real de governar cabe ao parlamento eleito.

Ditadura

Uma ditadura é o governo de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, uma facção, junta ou partido. O poder do ditador é absoluto e tirânico. As eleições em regimes ditatoriais inexistem ou são fraudadas. O ditador mantém o poder para si por meio da violência e da intimidação. Às vezes, as ditaduras procuram manter uma aparência de respeitabilidade, autodenominando-se de Repúblicas Democráticas. A República Democrática Popular da Coreia é governada pelo ditador Kim Jong-un.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...