on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os três tipos de produtores encontrados na floresta tropical?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os produtores primários, também chamados de autótrofos, compõem a base da cadeia alimentar de qualquer ecossistema, incluindo o da floresta tropical, porque eles produzem seu próprio alimento através da fotossíntese e fornecem energia para outros níveis da cadeia alimentar. A fotossíntese ocorre por meio de um processo que envolve a luz solar, o dióxido de carbono e a água. As florestas tropicais abrigam mais de 50% de todas as espécies animais e vegetais do mundo. Alguns produtores da floresta tropical incluem árvores, algas e vimes.

As árvores são os principais produtores primários em florestas tropicais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Árvores

As árvores da floresta tropical compõem uma grande população dos produtores primários. Estas árvores incluem árvores cecrópias, figos estranguladores e árvores Ceiba. As embaúbas são árvores extremamente comuns que crescem a uma velocidade incrivelmente rápida. Elas produzem frutos longos e suas sementes são transferidas através dos aparelhos digestivos dos animais que acabam fazendo com que sua área de cultivo recém-fecundada seja mais longe de sua árvore-mãe do que a água ou o vento poderiam ter levado. Os figos estrangulador são encontrados em todo o mundo ao longo da zona equatorial. Eles formam suas raízes através uma árvore hospedeira e crescem ao redor e dentro do hospedeiro a fim de adquirir água e nutrientes. O seu nome "estrangulador" é justo por se agarrar em seu hospedeiro e eventualmente matá-lo. Existem 10 diferentes espécies de árvore Ceiba, e elas geralmente são as mais altas em uma floresta tropical, estendendo-se acima do dossel superior. Elas têm enormes raízes que são frequentemente expostas acima do solo. A espécie mais comum é a sumaúma, que produz vagens de sementes verdes cheias de um veludo amarelo e centenas de sementes.

Loading...

Algas

As algas são os ancestrais de todas as plantas terrestres de hoje. Plantas celulares simples, eles não têm caules, raízes ou flores. Eles são comumente encontrados nas superfícies de corpos d'água, embora elas também sejam encontradas em florestas tropicais, especialmente algas azuis-verdes, porque esses ambientes são úmidos e rico em nutrientes. Pequenas algas tendem a crescer como parasitas abaixo da cutícula das folhas em árvores da floresta tropical.

Vime

A vime é uma planta trepadeira lenhosa que cresce a partir do chão da floresta, usando as árvores como suporte para alcançar o dossel da floresta tropical para chegar à luz do sol. Espinhos em suas folhas ajudam-nos a subir nas árvores. Essas vinhas podem crescer até 180 m e ter uma largura de 4 cm. O vime é usado para fazer cordas, cestas e mobiliário de madeira resistente à água. Além do crescimento na selva das florestas tropicais, ele também é cultivado em fazendas comerciais para fins industriais.

Diferença entre produtores e detritívoros

Os detritívoros também estão na base da pirâmide alimentar, tornando-se confuso saber a diferença entre os produtores e detritívoros. O segundo inclui fungos, vírus e bactérias. Eles se alimentam de plantas mortas, insetos e animais, decompondo-os e ajudando-os a apodrecer em formas mais simples para que possam ser reciclados no ciclo de energia. Por exemplo, um inseto morto será decomposto por detritívoros e incorporado ao solo, que dará origem ao crescimento de uma flor, que é um produtor. Detritívoros são, assim, um elo importante na pirâmide de energia e desempenham um papel importante por limparem o ecossistema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...