Quais são os três tipos de vibrações de helicóptero

Escrito por calia roberts | Traduzido por marcos silva
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Quais são os três tipos de vibrações de helicóptero
Vibrações de helicópteros ocorrem por um mau funcionamento do sistema (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Um helicóptero é um tipo de aeronave que opera com hélices que giram em torno de um mastro para gerar sustentação. Os helicópteros são capazes de voar para trás, para a frente e lateralmente, bem como pairar e pousar verticalmente. Tal como acontece com a maioria das máquinas, os helicópteros vibrarão, um problema tipicamente causado por um mau funcionamento do rotor. Existem três tipos principais de vibrações que afetam helicópteros.

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Sobre as vibrações de helicópteros

Normalmente, uma quantidade incomum de vibrações em um helicóptero é devido a um mau funcionamento na aeronave. Estas falhas podem incluir um componente solto, fora de eixo ou rolamentos gastos fora de equilíbrio. Devido às várias partes móveis e de estresse do sistema rotor durante a operação, os helicópteros têm um alto nível de vibrações, as quais, se não conferidas, causarão a falha da máquina ou outros danos sérios para a aeronave em um curto espaço de tempo.

Quais são os três tipos de vibrações de helicóptero
Causa das vibrações. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Frequências: de baixas a altas

Um tipo de vibração de helicóptero é uma vibração de frequência. Este tipo de vibração pode ocorrer com uma baixa, média ou alta frequência. A vibração de baixa frequência normalmente ocorre quando a rotação do rotor é perturbada. Uma vibração de frequência média é uma de vibração do sistema rotor comum que ocorre devido a componentes soltos da aeronave. A vibração de alta frequência tipicamente ocorre quando as engrenagens do rotor da cauda, o fio e veio da cauda, o motor do rotor de cauda ou o conjunto do eixo da ventoinha vibram ou rodam a uma velocidade igual ou maior do que a do rotor da cauda.

Quais são os três tipos de vibrações de helicóptero
Tipos de vibração. (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ressonância terrestre

Ressonância terrestre é o tipo de vibração mais perigosa e destrutiva das vibrações e pode destruir um helicóptero dentro de segundos. A ressonância do solo nunca ocorre durante o voo e afeta somente helicópteros aterrados com rotores girando. A grande ressonância é muitas vezes o resultado de forças desequilibradas em um sistema de rotor que faz com que uma aeronave balance sobre o trem de pouso quando o helicóptero está perto ou em sua frequência natural. Outras causas de ressonância terrestre são a pressão incorreta dos pneus, afrouxamento dos amortecedores das lâminas rotoras e ajuste incorreto dos amortecedores do trem de pouso.

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Ressonância destrutiva (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Lateral e vertical

As vibrações laterais e verticais também são um tipo de vibração que podem afetar um helicóptero. As vibrações laterais são frequentemente o resultado de peças desgastadas, soltas, rachadas ou com algum tipo de desequilíbrio lateral, como um desequilíbrio "span-wise", um desequilíbrio "chord-wise" ou uma combinação de ambos. Vibrações verticais normalmente ocorrem quando uma lâmina do rotor está fora do lugar.

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Vibrações laterias e verticais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

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