Mais
×

Quais os usos criativos para uma camisa polo velha?

Atualizado em 17 abril, 2017

Reaproveitar sua camisa polo velha é uma atividade criativa e ecologicamente correta. Trabalhos que envolvem costura não só mostram suas habilidades e se tornam um ótimo passatempo, mas também são uma ótima maneira de economizar em materiais. Embora a camisa polo seja conhecida pela silhueta limpa e casual, você pode criar uma variedade de projetos para aumentar sua vida útil usando um pouco de criatividade e imaginação.

Uma camisa polo pode ter variados usos, basta usar a criatividade e imaginação (polo tshirt khaki image by Danuta Kania from Fotolia.com)

Camisa polo sem manga com bolso no peito

Transforme sua camisa polo em uma camisa polo sem mangas. Corte as mangas da camisa polo; finalize as cavas com uma bainha, transformando as bordas e pressionando com um ferro. Faça uma costura em linha reta ou dupla para firmar. Não descarte as sobras de tecido das mangas, você pode usá-las para criar um bolso sem ter que comprar mais tecido. Faça o esboço de um bolso sobre um papel. Corte o tecido um pouco maior do que o molde para as costuras. Se as mangas tiverem a extremidade levemente elástica, mantenha-a e utilize-a no bolso. Prenda o bolso à camisa usando uma máquina de costura. Adicione apliques ou outros enfeites se desejar.

Regata

Coloque a camisa polo sobre uma superfície de trabalho. Trace o esboço da camisa sobre um molde de papel. Desenhe uma regata utilizando uma régua francesa. Você também pode desenhar a forma da regata diretamente sobre o tecido usando giz de alfaiate. Se sua camisa tiver uma linha mais longa de botões, é possível modificar a regata e dar a ela uma linha de botão único. Corte e remova a gola e as mangas, mas não descarte. Recorte o molde da regata.

Faça uma ligação no tecido usando as mangas e a gola. Meça o decote e a circunferência das cavas para as mangas com uma fita métrica flexível. Corte tiras de ligação deste comprimento. Corte três tiras com a largura 2,5 cm em viés, uma para o decote e duas para as cavas. Se necessário, una diversas peças para formar uma longa tira. Dobre as tiras ao meio, longitudinalmente; pressione e prenda cada tira com ponto overlock para um acabamento limpo.

Mini Mochila

Coloque a camisa polo sobre a superfície de trabalho. Use uma régua para marcar uma linha horizontal abaixo da aba frontal. Corte sobre a linha mas não descarte a parte de cima. Vire o tecido de baixo do lado avesso e feche a abertura de baixo costurando com a máquina. Meça uma borda de 2,5 cm sobre cada canto superior, dobre o tecido e passe uma costura com a máquina. Esta será a abertura para passar o cordão através das passagens.

Abra duas fendas laterais de aproximadamente 5 cm a partir da costura inferior, uma de cada lado. Meça o comprimento necessário para passar o cordão de uma fenda até outra, incluindo a passagem. Use cordão ou faça um cordão com o próprio tecido que restou ao cortar a parte de cima da camisa. Insira dois cordões separadamente em uma das fendas laterais. Passe um ponto reto para fechar apenas um dos lados. Insira o cordão e passe-o através da passagem e prenda costurando com a máquina. Repita e puxe as alças para fechar a parte superior da mochila.

Sacola reutilizável

Faça uma sacola reutilizável para fazer compras ou carregar outros itens. Desenhe o molde da sacola de aproximadamente 35 a 40 cm sobre um pedaço de papel. Desenhe a parte de baixo com medidas 40 x 12 cm e também as alças, medindo 60 x 2,5 cm. Você pode modificar essas medidas de acordo com o tamanho da sua camisa ou fazer uma mini sacola. Corte duas partes para o corpo da sua sacola, um para a inserção para o fundo e dois para as alças.

Costure os dois pedaços do corpo sobre a costura lateral usando a máquina. O topo permanecerá aberto. Prenda a inserção para o fundo com alfinetes para que a sacola comece a tomar forma. Costure a inserção lentamente, removendo os alfinetes conforme costura. Você pode adicionar um reforço extra com uma costura ao redor da inserção para evitar que a sacola arrebente quando estiver carregando um objeto mais pesado. Prenda uma extremidade das alças a cada lateral, costurando-as com a máquina. Prenda a outra extremidade com alfinete e experimente usar a sacola sobre seu ombro. Faça os ajustes necessários. Costure a outra extremidade ao lado oposto. Enfeite sua sacola com miçangas ou apliques.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article