Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?

Escrito por bethney foster | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?
A Associação Norte-Americana de Medicina Veterinária reconhece as vacinas essenciais e não essenciais (Dog image by Jan Zajc from Fotolia.com)

A Associação Norte-Americana de Medicina Veterinária - AVMA - divide as vacinas em duas categorias: as essenciais, tradicionalmente recomendadas anualmente para todo cão; e as não essenciais, as que alguns cães precisam tomar anualmente e outros não. As quatro vacinas essenciais incluem duas injeções durante a consulta anual do cão. Uma delas é a antirrábica e a outra é contra a cinomose, a parvovirose e a hepatite. Após um estudo de 2006 focado na "duração da imunidade", a Associação concluiu que as vacinas essenciais podem não ser necessárias anualmente para todos os cães. Tal decisão deve ser discutida com seu veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Raiva

Os Estados e os governos locais exigem que todo cão tome a vacina antirrábica a cada ano. Na maioria das áreas, exige-se que os donos de cães comprovem que os animais estão em dia com as vacinas. A antirrábica representa um risco de leve a moderado de desenvolver efeitos colaterais. A primeira dose é dada quando o filhote tem 12 semanas de idade e, depois disso, um reforço é dado anualmente ao longo da vida do cão. Entretanto, uma vacina antirrábica válida por três anos já está disponível para ser tomada um ano após o primeiro reforço anual.

Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?
A vacina antirrábica é exigida por lei (syringe image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Cinomose

A vacina contra cinomose é dada aos filhotes numa série de quatro injeções e, depois disso, um reforço é dado a cada um até três anos, dependendo da recomendação de frequência do veterinário. A cinomose é uma doença que causa várias complicações respiratórias, gastrointestinais e neurológicas. Ela tem um risco baixo de efeitos colaterais.

Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?
Alguns veterinários recomendam que certas vacinas sejam dadas a cada três anos, e não anualmente (doctor t image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Parvovirose

A parvovirose é contraída principalmente por filhotes, causando vômitos e diarreia fortes e morte em mais da metade dos infectados. A vacina tem risco baixo de efeitos colaterais e é geralmente aplicada em uma série de quatro injeções, com reforço a cada um até três anos, dependendo da recomendação do veterinário.

Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?
A parvovirose geralmente afeta cães menores de um ano (shy puppy image by Marfa Faber from Fotolia.com)

Hepatite

A vacina contra hepatite protege contra o Adenovírus Canino Tipo 2 e o Adenovírus Canino Tipo 1 e tem risco baixo de efeitos colaterais. O Tipo 2 se trata de uma doença respiratória curável e o Tipo 1 causa hepatite infecciosa canina. A vacina é aplicada em uma série de quatro injeções para os filhotes, seguida por um reforço a cada um até três anos, dependendo da recomendação de frequência do veterinário.

Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?
A vacina contra hepatite está inclusa dentro de uma combinação de doses (syringe image by Chris Bolton from Fotolia.com)

Parainfluenza

Embora não seja considerada essencial, muitos donos de cães e veterinários incluem a vacina contra a parainfluenza no calendário anual. Ela protege contra alguns tipos de tosse canina, que podem levar à pneumonia em casos graves. Normalmente, ela está inclusa na combinação dada aos filhotes em uma série de quatro injeções e repetida em reforços anuais.

Quais vacinas os cães precisam tomar anualmente ?
A vacina contra a parainfluenza protege os cães contra certos tipos de tosse canina (dog mug shot, intense, smart, wonder, frown lines image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Bordetella

A vacina contra a bordetella protege contra diferentes variantes de tosse canina além das cobertas pela vacina contra a parainfluenza. Ela não é essencial, mas é recomendada se você for levar seu cão em uma viagem ou outro passeio ao ar livre. A maioria das salas de embarque exige provas de que a vacina contra a bordetella está em dia. A aplicação normalmente é administrada por via nasal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível