Quais valoresos gregos antigos mais prezavam?

Escrito por a.n. pike | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais valoresos gregos antigos mais prezavam?
Os heróis gregos, como Odisseu, representavam muito dos valores gregos antigos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A civilização grega antiga contribuiu de várias formas para a nossa sociedade atual. Os ensinamentos e as ações dos gregos antigos deixaram lições importantes que continuam servindo como base para as leis e a ética em várias sociedades. Os gregos antigos inseriram valores de glória, lealdade, inteligência e hospitalidade na vida cotidiana. Embora esses valores pareçam simples, imergiram toda uma civilização em uma das culturas mais referenciadas da história.

Outras pessoas estão lendo

Inteligência

Embora as mulheres não fossem obrigadas, na Grécia antiga exigia-se dos homens que fossem à escola para aprender. Os meninos recebiam a educação em seus lares até os seis anos, após isso eram mandados à escola. As escolas gregas antigas em muitas cidades-estados eram caracterizadas por manter seus alunos dos seis aos quatorze anos, havendo a opção de um adicional de quatro anos. Os meninos recebiam ensinamentos do campo das artes e da cidadania. O ensinamento da cidadania lhes preparava para os dois aspectos da vida adulta: guerra e paz.

Glória

Para os jovens na Grécia antiga, a glória representava o mesmo que a fama representa para os jovens de hoje em dia. Histórias de guerras e batalhas gloriosas eram contadas aos jovens, ensinando-os sobre a reputação que vinha junto à glória e à vitória de uma batalha. Devido às crenças gregas de que, ao morrer, todas as almas eram enviadas a Hades, a glória era um valor muito estimado. As almas que alcançavam a glória durante suas vidas terrenas eram as únicas almas a quem Hades concedia privilégios.

Hospitalidade

Ajudar um companheiro era um aspecto importante da sociedade grega. Homero representou claramente a importância da hospitalidade em "A Odisseia", como quando Odisseu viajou a lugares distantes em busca de ajuda. Os gregos antigos eram hospitaleiros mesmo quando não queriam ser. Ofereciam comida, abrigo e proteção aos viajantes sem questioná-los. Embora não seja possível precisar se os gregos antigos eram hospitaleiros devido ao medo da ira dos deuses ou se estavam apenas fazendo suas obrigações fraternas, sabe-se que a hospitalidade era um aspecto importante do seu cotidiano.

Lealdade

Talvez a lealdade seja o valor mais influente da civilização grega antiga. Ela esteve presente em tudo que os gregos faziam. Eles acreditavam na lealdade à família, à comunidade e, sobretudo, aos Deuses. A lealdade à família significava fazer o melhor por ela. A lealdade à comunidade significava fazer o possível por ela, seja dando dinheiro ou acolhendo um estrangeiro para passar a noite. A lealdade aos Deuses gregos significava nunca questionar os motivos deles. Os Deuses gregos antigos por vezes testavam seus cidadãos, renovando sua fé por meios destes testes, como um símbolo de lealdade e crença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível